Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mercado da moda tem oportunidades para os pequenos negócios

moda, roupas, vestuário, têxtil (Foto: Reprodução/Pexels)

Omercado da moda está otimista em 2017 e revela boas expectativas para quem quer investir no segmento. A previsão é que o faturamento do setor têxtil e de confecção chegue a R$ 135 bilhões até o final do ano. As exportações devem aumentar 5% em relação ao ano passado e contribuir para gerar cerca de 10 mil postos de trabalho.

Quem quer abrir uma empresa nesse segmento deve se planejar e estar atento a algumas dicas e cuidados que podem ajudar a impulsionar os negócios. “As empresas estão investindo em coleções focadas em seus clientes e tentando reduzir custos operacionais para conseguir preços mais justos e, consequentemente, aumentar as vendas”, explica a analista do Sebrae Minas Juliana Orsetti.

De acordo com Juliana, os empreendedores que querem investir no mercado da moda devem seguir algumas estratégias:

- Faça uma pesquisa de mercado;
- Conheça concorrentes, fornecedores e público-alvo;
- Ofereça um mix de produtos de acordo com o perfil do cliente;
- Diversifique os canais de vendas, invista no e-commerce;
- Foque em ações promocionais nas redes sociais; 
- Estruture o negócio pensando em ações de mercado;
- Planeje a gestão e as finanças.

Nichos da moda
Um outro caminho para quem quer apostar nesse mercado é investir em diferenciação e valor agregado ao produto. Nesse caso, pensar em nichos pode se tornar muito vantajoso, mas é preciso ter compreensão sobre o público e buscar entender, de forma mais precisa, suas necessidades, anseios, percepções e comportamento.

“Trabalhar em nichos permite uma especialização maior, criando um público cativo e reduzindo os custos associados, com por exemplo, manter a diversidade de produtos em estoque. Além disso, fica mais fácil comunicar com o cliente, já que se trata de um público específico”, justifica a analista do Sebrae Minas Juliana Orsetti.

Cada nicho tem a sua forma particular, gosto e estilo, sendo impactado por mídias específicas. Entender como funciona o nicho no qual pretende atuar, o cenário e as perspectivas, bem como identificar o que as empresas estão fazendo nesse mercado, são ações que podem trazer resultados positivos para o negócio. “Alguns nichos como plus size, brechós, moda africana, moda para a terceira idade, gestantes, streetwear, country, fitness, surfwear só tendem a crescer”, afirma a analista do Sebrae Minas.

Entenda e conheça alguns dos nichos que estão em alta:

1. Tamanhos especiais

Moda plus ou moda GG: é a moda direcionada para pessoas que usam roupas acima do padrão convencional usado nas lojas, principalmente mulheres, que estão cada vez mais exigentes e sofisticadas. A demanda é grande e existem poucas empresas atuando no mercado.
Moda gestante: prazo certo para consumir caracteriza o ramo de produtos e serviços para gestantes. Quem supera isso, se diferencia.

2. Crença/ religião/ ideologia

Moda ecológica/ Moda sustentável: tem uma ampla abrangência e pode incluir produtos feitos de material reciclado, material orgânico ou reutilização de produtos. O público é bem específico e exigente.
Moda brechó: é direcionada para diversos públicos, sendo comum a busca pela exclusividade, preços atrativos e consumo consciente.
Moda religiosa: mercado próprio de artigos religiosos e de produtos personalizados.

3. Grupo de estilo

Moda streetwear: conhecida como “moda de rua”, que valoriza mais o conforto que a estética tradicional. Vai na direção contrária ao visual arrumadinho, certinho. As roupas são largas, descombinadas, descomplicadas.
Moda country: uma mistura do tradicional cowboy americano com os trajes utilizados pela elite da Inglaterra em torneios e cavalarias. Ela foi incorporada no dia a dia das pessoas e hoje é mais moderna.

Orientações gratuitas

Por ser um dos setores que poderá impulsionar os pequenos negócios este ano, o Sebrae Minas promove, em março, o Calendário Temático com uma programação especial voltada para quem investir no mercado da moda.

Durante o mês, serão promovidas atividades que incluem: palestras, seminários, bate-papos, consultorias virtuais e presenciais, transmissões on-line, publicações de dicas e informações nas mídias sociais do Sebrae Minas (Facebook, Twitter e blog), além de conteúdo específico direcionado para quem já possui um negócio ou deseja empreender no setor.

Confira a programação completa do mês de março no site www.sebrae.com.br/minasgerais.

http://revistapegn.globo.com/Negocios/noticia/2017/03/mercado-da-mo...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 90

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço