Mesmo com mudanças na regra, captação da poupança da Caixa triplica em maio
Por InfoMoney
SÃO PAULO - Mesmo com as mudanças anunciadas no início de maio (que passaram a valer a partir do dia 4), os investidores não deixaram de investir na poupança - pelo contrário. De acordo com dados da Caixa Econômica Federal, a captação líquida (diferença entre depósitos e saques) da poupança do banco atingiu R$ 2,6 bilhões, equivalente a mais de três vezes o volume captado no mesmo mês do ano passado.
No ano, a captação já acumula R$ 5 bilhões, o que representa 62% do total captado pelo mercado, segundo dados do Banco Central (posição dia 28 de maio).
Para o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa, Fábio Lenza, a captação liquida da poupança registrada nos primeiros dias após as novas regras de remuneração pode ser atribuída, em parte, pela rentabilidade de maio, em torno de 72% do CDI, e pela forma positiva como a população recebeu a mudança. “Houve uma rápida compreensão da população de que a nova regra da poupança mantém a atratividade do produto, é favorável ao poupador e necessária ao país”, afirma.
Entenda
Pelas novas regras da poupança, sempre que a Selic estiver em 8,5% ao ano ou menos o rendimento será calculado em 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial). Se a Selic estiver acima de 8,5% a.a., nada muda e a rentabilidade continua em 0,5% ao mês mais TR.
Como o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu reduzir a Selic para 8,5% a.a. na última reunião (encerrada no dia 30 de maio), a partir de ontem (31) passou a valer a nova regra.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI