Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Microsoft inaugura maior centro de tecnologia e inovação da América Latina

COMENTARIO: Essa , a implantação destes  centros  de  desenvolvimento - é um boa estratégia.Várias  empresas  intercionais  estão adotando a  estratégia de implantar  centros de  tecnologia  dentro ou  com varios links  em ou para grandes Universidades. Estão implantando  no Rio de Janeiro , São Carlos,  e outras cidades . Outro dia  tivemos na Unicamp uma reunião com uma grande empresa  (  grande mesmo) ,  de alcance  internacional , que pretende instalar um destes centros  É uma iniciativa inteligente pois   irá  garimpar  os  cérebros mais privilegiados  destas insituições. Colherá  seus "analistas  simbólicos"  neste campo  fértil, colocando-os num ambientes  focado e  dirigido para a inovação  de fato. No que  depende  do governo , neste  aspecto, pouco  se pode esperar,  fora o governo não acabar com a  Universidade. Espera-se  do governo , podre  como está, não atrapalhar. O governo está fazendo o possível para avacalhar  as  Universidades  Federais. A salvação  é que  uma elite intelectual não  precisa  ser  tão numerosa  assim. No ambiente  certo,   florescem. Certamente não falo da  industria  têxtil,  digo da  parte tradicional.  Esta  indústria  é um deserto de cérebros ,e  sabe  que  sobrevive  como um desertos  de  cérebos,  e lucra. Quanto mais burros e baratos melhor. Cérebros não  são necessários  para ter uma  barraca  de batatas  numa  feira ,  e que dê  lucro. Os empresários têxteis  sabem  disto. Ótimo. Mas vocês  jovens devem  ambicionar  algo maior- sejam "analistas  simbólicos". Fujam deste mundinho controlado por pelegos e  empresários  fracassados que estão pendurados  no  CNI  e outro penduricalhos,   sustentados pelo  dinheiro  dos  excluídos, inseridos  em  associações  fracas, irrelevantes.  Fujam da truculência. Acho que sabem a que me  refiro.  Pensem  NYC, Paris, Milão, Bruxelas, Ásia.  Existem muitas portas  que se  abrem para uma  carreira  interncional que vaie exigir muiton de  vocês. Modéstia  parte  eu  sei  o que falo.  Pois tenho  ex alunos  de pós  nesta  situação. "Players"  num mercado global. Sejam ambiciosos.

Espaço de 1,3 mil metros quadrados em São Paulo vai promover o desenvolvimento de novas soluções contando com a ajuda de startups


Microsoft (Reprodução)
Microsoft
Stephanie Kohn

A Microsoft inaugurou nesta terça-feira (17/01) o maior centro de tecnologia e inovação da América Latina, o MTC (Microsoft Technology Center). São Paulo (SP) foi a cidade escolhida para abrigar  o espaço de 1,3 mil metros quadrados com ambientes para desenvolvimento de soluções, discussões e simulações.

Na ocasião, também foi assinado um protocolo de intenções celebrado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Microsoft. "O protocolo visa acelerar incubadoras para criar startups com base tecnológica nas áreas de telecomunicações, óleo e gás, saúde, educação e, especialmente, jogos, que fomentam o segmento de inovações por se tratarem de softwares muito sofisticados", comentou o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy.

Serão seis aceleradoras autossustentáveis em seis cidades do país. Quatro delas já foram definidas: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Cada uma das aceleradoras terá 10 startups incubadas por um período de três anos com acesso às tecnologias mais recentes a serem disponibilizadas pela Microsoft. As startups serão selecionadas a partir de 2 mil empresas participantes de projetos como o BizSpar, programa de apoio ao empreendedorismo, e a ImagineCup, Copa do Mundo de Computação. Dessa forma, as soluções de destaques das empresas iniciantes ficarão disponíveis no MTC para que outras companhias possam experimentá-las. "Descobrimos que para se ter inovações é necessário três entidades: governo, empresa e universidades. O MTC será um centro de efervecência do conhecimento, um ambiente interativo", comenta. 

Além de clientes e parceiros, está prevista também a utlização do MTC por ONGs, estudantes e empreendedores que participam dos projetos da companhia. O investimento de US$ 10 milhões no centro, no entanto, não dará retorno financeiro à empresa. Segundo Levy, o retorno será um nível de inovação maior por parte dos clientes e parceiros. "O investimento é ampliar a presença e relevância da Microsoft no mundo todo", diz.

A infraestrutura do centro em São Paulo foi montada em parceria com 15 importantes empresas do setor de tecnologia, entre as quais estão HP, Intel, Nokia e Dell. Há no local um datacenter com 360 processadores, cuja capacidade de armazenamento é de 700 terabytes, além de salas de simulações, projeções de imagens e criação de ambientes, treinamentos, laboratório de desenvolvimento e centro de interação.

O envisioning Center, por exemplo, é um espaço que permite visualizar por meio de cenários pré-montados como hospitais, casas, aeroportos ou escritórios, todo o portfólio de soluções sugeridas pela companhia.

"Já o data center vai simular o máximo do ambiente das empresas, mas também poderá usar os dados dos próprios clientes se baseando em protocolos de segurança para garantir que nada saia dali", explica Fábio Souto, diretor do MTC. "O centro de inovação e tecnologia contará com um time de oito pessoas prontas para atender os clientes e parceiros na criação de novas soluções", completa.

Um dos exemplos de solução de destaque apresentados no MTC foi o programa de apoio ao portador de deficiência, ProDeaf.  A novidade ganhou o primeiro lugar na 9a edição da Copa do Mundo de Computação em Nova York, em julho de 2011. A aplicação transforma voz em língua de sinais (Libras) e vice-versa, permitindo uma comunicação fluente, em tempo real, entre surdos e não-surdos. A pessoa escreve a frase no programa e um avatar simula as libras para o surdo. A solução também funciona com a fala, que é convertida em Libras no mesmo instante. "Imagine daqui um tempo um plugin no MSN do ProDeaf ou na televisão onde o avatar converte em tempo real o que está sendo falado", comenta João Paulo Oliveira, diretor de negócios da Proativa, empresa responsável pelo desenvolvimento do ProDeaf.

O centro já está funcionando há um mês, mas hoje foi a inauguração oficial. Para saber mais, clique aqui e para conhecer o ProDeaf, assista o vídeo abaixo.

Exibições: 77

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço