Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Millenium explica : Quais as diferenças entre economia linear e circular

O debate sobre sustentabilidade está cada vez mais em pauta, principalmente, porque de uns anos para cá, com o apoio de grandes empresas, o mundo está mais consciente de que a preservação ambiental é fundamental para o desenvolvimento social e econômico.

Infelizmente, diversas atitudes “ambientalistas” têm cada vez mais se confundido com o greenwashing (banho verde, em tradução livre), e com isso, o tema não é tratado com a seriedade e eficiência necessários.

A revisão do modelo econômico atual, chamado de linear, no qual a cultura extrativa é predominante, é um bom exemplo do que precisa ser mudado para o bem do meio ambiente, como explicou o CEO da Indústria Fox, Marcelo Souza, em webinário exclusivo para o Clube Millenium. Assista!

“Esse conceito de economia linear faz sentido se tivermos uma visão micro, mas se tivermos uma visão de planeta, não faz sentido, porque estaremos extraindo recursos e tentando descartá-los da maneira mais rápida possível. Por exemplo, a vida útil de uma embalagem é de alguns minutos”, disse.

Já no modelo de economia circular, não existe o conceito do descarte, porque tudo, literalmente, “circula” na natureza. Atualmente, segundo Marcelo, existem empresas que se baseiam nesses princípios de economia circular, como a Uber e a Airbnb.

“Um exemplo que eu gosto de usar sobre economia circular são roupas de crianças. Geralmente elas duram mais do que o crescimento das crianças e são repassadas para que outras possam usar. Ou seja, essas roupas têm a vida útil prolongada”, exemplificou.

Quer entender melhor? Então clique e confira o webinário na íntegra!

Setor Privado Não é o Vilão

Um estudo exclusivo do Instituto Millenium em parceria com a ODX, lançado neste ano, ajuda a entender como o setor privado está criando oportunidades, aumentando a produtividade e segurando os números da economia brasileira. Confira!

https://www.institutomillenium.org.br/millenium-explica-quais-as-di...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço