Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ministério do Trabalho fecha confecção com 15 peruanos em SP

Suspeita é que grupo era submetido a regime semelhante à escravidão.
‘Eles que querem, eu não obrigo’, disse dono de oficina.

O Ministério do Trabalho fechou nesta sexta-feira (7) uma oficina de costura em Cangaíba, Zona Leste de São Paulo, por suspeita de submeter trabalhadores a regime semelhante à escravidão. Segundo a fiscalização, 15 peruanos trabalhavam no local por até 14 horas diárias, sem descanso. A denúncia foi feita ao consulado peruano na capital.

A maioria dos peruanos que lá estavam recebeu a passagem do dono da confecção para vir para o Brasil, com o compromisso de fazer o pagamento com trabalho. Eles tinham de permanecer até dois anos sem mudar de emprego.

casa do outro lado da rua, no alojamento que é do mesmo dono da confecção.

O dono da empresa tentou justificar o excesso de horas de trabalho. “Eles que querem, eu não obrigo”, disse Gumercindo Gierba. “Se eu não trabalho, fico louco. Vou acabar o dinheiro que eu ganho indo para a rua.”

A explicação não convenceu os fiscais, que lacraram todas as máquinas. “Eles fabricam e costuram uma peça, mas não têm noção de quanto seria o grau dessa exploração. Para eles, estão num ambiente de trabalho melhor que o encontrado no país de origem”, disse Marco Antonio Melchior, chefe estadual da fiscalização do Ministério do Trabalho. “Sob o ponto de vista das leis brasileiras e da fiscalização são situações que não têm que acontecer.”

A ação, coordenada pela Secretaria da Justiça, teve a participação também do Ministério Público do Trabalho, Defensoria Publica e Polícia Civil. O Ministério do Trabalho informou que a principal marca para quem os produtos são entregues também vai ser responsabilizada.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/03/ministerio-do-trabalh...

Exibições: 279

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço