Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Miriam Leitão, Sobre Crise na Europa: 'Está Cheio de Fios Desencapados'

Segundo comentarista, crise atinge a região do euro como um todo, pois vários bancos de outros países que emprestaram para a Grécia.

Há muito tempo ouvimos falar desse assunto. Desde 1972, foi criada a ideia dessa Taxa Tobin, que é uma espécie de CPMF global. A ideia foi retomada pela França, que defende, na verdade, uma taxa sobre ações, bônus e derivativos.

Quem defende na França essa taxa é o partido socialista. Mas, na época da eleição, Sarkozy começou a defender mais a ideia por razões políticas, porque a ideia é popular.

Na Alemanha, parte do partido que controla a coalizão é contra. Então, Angela Merkel disse que talvez possa apoiar, mas tem que ser para toda a União Europeia. Aí, entra o veto inglês, pois a Inglaterra é contra. Então, há muito tempo eles estão rodando em torno do mesmo círculo: aprovar ou não aprovar o imposto sobre operações financeiras.

Acordo fiscal aprovado em Bruxelas é luz no fim do túnel

O acordo fiscal aprovado que foi considerado um avanço na cúpula de Bruxelas há poucos meses é a luz no fim do túnel. Agora, se vai sair, depende de muita coisa. Esses três primeiros meses do ano são fundamentais para saber se vai haver essa espécie de lei de responsabilidade fiscal de toda a União Europeia, ou, de pelo menos, toda a zona do euro.

Os dois países centrais, França e Alemanha estão de acordo, mas é preciso ser aprovado por todos os 17 parlamentos. Há um longo caminho. Até o final de março vai se saber se será possível, ou não. É uma corrida contra o tempo.

Grécia quer 75% de desconto na dívida para fazer acordo

A Grécia está perto de um calote total. Já se sabe que o país está dando um calote pela metade. Esse acordo que a Grécia está fazendo com os credores privados, é para que eles aceitem receber apenas metade do que emprestaram para o país, ou seja, 50% de calote.

Mas, o novo governo de Lucas Papademos está pedindo 75% de desconto, senão não faz o acordo. Então, o tema é o tamanho do calote. Se não se chegar a um acordo até o final de março, a Grécia sairá da zona do euro. Seria o primeiro momento em que um país sairia da zona do euro.

A situação está muito complicada e esse primeiro trimestre é particularmente tenso na Europa. Isso atinge a região do euro como um todo, pois vários bancos de outros países que emprestaram para a Grécia.

Esses bancos que receberão esse calote terão que ser capitalizados. Até porque, as autoridades bancárias da Europa já pediram para aumentar a capitalização dos bancos. A situação está muito complicada. Está cheio de fio desencapado se encontrando na Europa.

Fonte:|http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/01/miriam-leitao-so...

Exibições: 153

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço