Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Capas de cadeira que interagem com o corpo de quem está sentado: relação entre design de moda e de produto. 

Foto: Dezeen

Há quase 15 anos, o estilista turco-cipriano Hussein Chalayan apresentou em Paris um desfile que unia design mobiliário ao design de moda. Ele apresentava, num palco, capas de cadeira se transformavam em vestidos que as modelos colocavam no meio da apresentação. As próprias cadeiras se transformavam em malas e, no final, o elemento que mais se tornou conhecido: a mesa de centro que se transforma numa saia.

 

Agora, o escritório de design alemão Bernotat & Co. criou um conceito parecido, unindo o design de produto ao design de moda: capas para cadeiras que podem ser modeladas como roupas. Além de cobrir a cadeira, os tecidos acolchoados podem ter bolsos (o que lembra um avental de cozinha), compartimentos funcionais como os de um jaleco ou então um capuz que pode cobrir carinhosamente a cabeça de quem está sentado no móvel. Veja mais fotos no site Dezeen.

 

 

Funcional. esta versão da capa parece um jaleco, e vários objetos podem ser guardados em seus compartimentos. 

Foto: Dezeen

 

 

A ideia é trocar "a roupa da cadeira" como trocamos de roupa, dando um upgrade a móveis antigos. Ao mesmo tempo, os designers não puderam deixar de notar o efeito psicológico que esses "objetos ambíguos" podem fazer às pessoas que os utilizam, quase tanto quanto roupas - segundo os designers, as cadeiras adquirem certa "qualidade antropomórfica". Traduzindo, os móveis ganham aquela característica que as roupas têm de dialogar com o corpo de quem as veste.

 

Vivian Berto

leia o post no blog.

Exibições: 123

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço