Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Moda promove a inclusão social, afirma Suplicy

Fonte:|senado.gov.br|

Moda promove a inclusão social, afirma Suplicy
[Foto: senador Eduardo Suplicy ]

A moda, que já foi um fator de exclusão, promove hoje a inclusão social, afirmou nesta quinta-feira (17) o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Em pronunciamento no Plenário, Suplicy disse que compartilha essa opinião com Glorinha Kalil, considerada por ele uma das pessoas que mais acompanham a moda no Brasil e no mundo.

O senador afirmou que há algum tempo se interessa pelo "São Paulo Fashion Week" (SPFW), evento de "extraordinária importância para a economia brasileira", que gera 5 mil empregos diretos. O SPFW, acrescentou, envolve uma cadeia imensa de profissionais, formada por estilistas, modelos, produtores, jornalistas, cabeleireiros, músicos, costureiros e técnicos em geral.

A própria indústria da moda, segundo Suplicy, reúne 30 mil empresas, movimenta R$ 50 bilhões ao ano e emprega 1,7 milhão de brasileiros, sendo responsável por 17% do produto interno bruto (PIB).

Economia criativa

O SPFW deste ano, encerrado em 14 de junho, teve uma programação paralela no Museu de Arte Moderna, que discutiu a economia criativa - uma estratégia da moda para o desenvolvimento econômico do Brasil.

A idéia, conforme o senador, é focada na economia que não se produz com matérias perecíveis e sim, sustentavelmente, com a valorização da beleza, da criatividade, da arte e da cultura.

No campo específico da moda, de acordo com Suplicy, a economia criativa vem atraindo profissionais das mais diversas áreas, com ênfase no desenvolvimento de atividades econômicas ligadas à produção cultural - "uma incorporação de novos valores antenados com as necessidades do mundo moderno".

O senador destacou as oportunidades de crescimento proporcionadas pela economia criativa, que lida com valores que não se esgotam; ao contrário, se multiplicam. A geração de uma economia criativa, de acordo com profissionais da área citados por Suplicy, está intimamente ligada à agregação de vários setores, formando uma cadeia bem conectada.

Da Redação / Agência Senado

Exibições: 77

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço