Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Modelo indígena brilha no mundo da moda e reascende polêmica sobre os padrões de beleza convencionais

Fonte:|oglobo.globo.com|


RIO - Samantha Harris caiu nas graças do mundo da moda e vem sendo classificada como a primeira supermodelo "aborígene" a ganhar fama mundial: depois de brilhar na Semana de Moda da Austrália, ela será capa da revista "Vogue" australiana, como mostra reportagem do The Independent . Foi destaque na Semana de Moda de Londres, em fevereiro, e também brilhou em trabalhos em Nova York, Nova Zelândia e Taiti. Esta é a segunda vez que uma modelo indígena se torna capa da "Vogue": a primeira foi em Elaine George, em 1993. Samantha retoma a polêmica sobre os padrões de beleza tido como convencionais e sempre impostos pela indústria da moda.

Samantha, de 19 anos, pretende se mudar para Nova York neste ano para fazer sua carreira estourar, depois de receber elogios do mundo da moda australiano por seus olhos amendoados e seus lábios grossos. Todo o glamour que hoje a cerca passou longe de sua infância em Queensland, na Austrália, onde cresceu ouvindo sua mãe dizendo que ela era linda de qualquer maneira - e que a beleza, acima de tudo, era interna -, mesmo usando roupas recolhidas em instituições de caridade.

- Passei minha infância me perguntando por que as modelos têm que ser louras de olhos azuis. Tenho orgulho de que meus traços tenham sido reconhecidos como belos. Minha herança aborígene é muito importante. E gostaria que eu fosse exemplo para outras meninas indígenas - conta Samantha.

De acordo com a editora da Vogue australiana, Kirstie Clements,valorizar Samantha não é uma decisão política, mas, sim, o fato de ela ser realmente linda.

Outras modelos fora do chamado padrão

Naomi Sims foi a primeira supermodelo negra, aparecendo na capa da revista "Ladies' Home" em 1968, abrindo caminho para nomes como Beverley Johnson, a primeira modelo negra da Vogue, e Naomi Campbell.

Crystal Renn Fluctuating

Alek Wek, a modelo sudanesa, mudou-se para a Inglaterra em 1993, em plena guerra civil no seu país Já desfilou para Issey Miyake, Moschino, Victoria's Secret e para as companhias de cosméticos Clinique e Revlon. Seu discurso é engajado: contra o racismo na indústria.

Kate Moss e sua inusitada pequena estatura causou controvérsia quando ganhou a fama nos anos 90.

Exibições: 61

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço