Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Morre inventora do Kevlar, a fibra utilizada em coletes à prova de bala

  • 20.jun.2007 - Stephanie Kwolek exibe luvas com Kevlar, fibra que ela inventou

    A química Stéphanie Kwolek, inventora do Kevlar, a principal fibra utilizada na fabricação dos coletes à prova de bala nos últimos 50 anos, morreu nesta quarta-feira (18) aos 90 anos de idade, informou nesta sexta-feira (20) a empresa DuPont, na qual ela trabalhou por décadas.

    Stéphanie, que inventou o Kevlar quando trabalhava para a DuPont na década de 1960, morreu em Talleyville (Delaware), no nordeste dos Estados Unidos, após uma breve doença, disse ao jornal "USA Today" sua amiga Rita Vasta.

    O Kevlar é uma fibra sintética de alto rendimento, cinco vezes mais resistente que o aço, que desde a sua chegada ao mercado em 1965 foi muito utilizada pelas forças de segurança e o Exército, especialmente na fabricação de coletes à prova de bala e de ataques com arma branca.

    "Todos estamos tristes com a morte da pesquisadora da DuPont Stéphanie Kwolek, uma química criativa e uma verdadeira pioneira para as mulheres na ciência", disse em comunicado a presidente da DuPont, Ellen Kullman.

    O Clube de Sobreviventes IACP-DuPont Kevlar, uma organização formada pela empresa química e a Associação Internacional de Chefes de Polícia, documentou pelo menos 3,2 mil vidas salvas graças ao uso da fibra inventada por Stéphanie.

    A pesquisadora começou a trabalhar para DuPont em 1946, aproveitando o vazio deixado na empresa por muitos homens que se alistaram no Exército durante a Segunda Guerra Mundial.

    Stéphanie tinha 42 anos quando inventou o Kevlar e nunca se casou.

     

Exibições: 458

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

© 2021   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço