Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

MPPE pede tombamento de chaminés das antigas fábricas de tecido do Paulista

Fonte:|jc.uol.com.br|

Uma recomendação publicada nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial, pela promotora de Justiça Maria
Aparecida Barreto da Silva, pede a Prefeitura da Cidade do Paulista e ao Governo do Estado que trabalhem juntos no processo para tombamento das chaminés das antigas fábricas de tecido do município localizado na Região Metropolitana do Recife.

A proposta foi levantada pela promotora porque, segundo ela, a história da cidade do Paulista não pode ser dissociada de seu passado como grande polo de produção têxtil do Estado. Segundo Aparecida Barreto, a Lei Municipal 3.921/2006 já colocava as chaminés como bens especiais da cidade, no entanto sem o grau de proteção e preservação garantido com o tombamento. Ao todo, são quatro chaminés, três na região da antiga Fábrica Aurora e uma no Centro, em frente ao Fórum do município.

A recomendação também requer que a prefeitura suspenda as licenças para edificações no entorno desse patrimônio e comunique aos beneficiários no prazo de 48 horas. A suspensão deve valer até que sejam realizados os estudos técnicos para o tombamento.

A solicitação de tombamento de monumentos históricos da cidade do Paulista já foi motivo de outras reuniões. A Casa Grande e do Jardim do Coronel, de propriedade da família Lundgren, dona também da antiga Fábrica de Tecidos Paulista já foram efetivamente tombados no ano passado.

Exibições: 166

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Nelson Pimentel em 2 fevereiro 2010 às 17:15
COITADOS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço