Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|info.abril.com.br/noticias|

por Paula Rothman

Quando você chegar em casa, depois de um longo dia de trabalho/estudo/lazer, pense duas vezes antes de colocar a calça jeans no freezer.

Não estranhe o conselho. Uma loja do Rio de Janeiro vem anunciando uma linha de jeans ecológicos que, além de fabricados com tecidos orgânicos, não precisam ser lavados: basta colocar no freezer para que ela fique livre das bactérias.

Segundo Jandira Barone, proprietária da marca Tristar, dá para usar as peças dos dois lados (direito e avesso), colocá-la no congelador e usar de novo. “Vi essa técnica sendo usada em Berlim, em uma feira. Fiz uma calça para mim e só preciso lavá-la quando cai alguma mancha, quando ela suja”, disse.

O ideal indicado pela marca são 24 horas no freezer, e a proprietária diz que é preciso colocar as peças em sacos plásticos, para não contaminar os alimentos no congelador.

Jandira explicou ainda que essa técnica pode ser aplicada a qualquer jeans. “Só aproveitamos que o tecido já era ecológico e fizemos essa peça que não precisa lavar sempre, mas qualquer outro jeans pode ser limpo dessa maneira”, diz.

Parece uma ideia sensacional (afinal, além de não agredir o meio ambiente durante a fabricação, a peça ainda economiza água por não precisar ser lavada sempre – e confesso que fiquei bem animada quando li em vários sites a notinha sobre as calças congeláveis, mas aí…

Bem, aí descobri um pequeno detalhe importante: bactérias não morrem congeladas assim tão facilmente. Quem esclareceu as dúvidas foi o Professor Titular em Microbiologia, Wanderley Dias da Silveira, da UNICAMP.

“Em temperatura normal de congelamento eu não posso dizer que todas as bactérias realmente são eliminadas”, disse ele, que tem doutorado em genética de microrganismos. “Existem algumas bactérias que sobrevivem ao congelamento dependendo do meio em que estão”.

Isso significa que não há uma maneira de dizer que as milhões de bactérias com as quais entramos em contato todos os dias realmente morreram no frio dos nossos freezers.

“O que dá para fazer seria pegar esse tecido específico do jeans, adicionar a ele as bactérias que se deseja testar, congelar e em seguida verificar através de cultura se todas as bactérias foram mortas “, explica o professor.

O docente contou ainda que, durante a lavagem normal, boa parte das bactérias é sim eliminada (e diversos fatores atuam nisso: os agentes antibactericidas do sabão, a pressão da água sobre o tecido).

Moral da história? A Tristar está de parabéns pela iniciativa de uma calça feita com jeans orgânico – mas só pelo jeans, e não pelo método sugerido de limpeza. Aliás, utilizar produtos sem pesticidas e agrotóxicos é tão bacana que nem seria preciso tentar vendê-los com a ideia do congelador.

Exibições: 1121

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço