Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Não Espere Ficar Rico Lendo o Relato de Eike Batista

Leo Pinheiro/ Valor / Leo Pinheiro/ Valor
Eike: nenhuma revelação sensacional sobre o que é sua "Visão 360 graus"

O livro é curtinho, são só 169 páginas, com muitas fotografias, um prefácio (escrito pelo pai do autor, Eliezer Batista) mais extenso do que o usual. Ou seja, não é exatamente longo o relato do empresário Eike Batista sobre sua própria vida e a carreira no mundo de negócios. Também não é muito profundo ou detalhado. Certamente, muitos dos que buscam a obra - que em poucos dias, desde o lançamento, já constava das listas das mais vendidas - o fazem interessados em tentar aprender alguma "lição" do empresário, um dos homens mais ricos do mundo e que chegou a essa posição de forma bastante rápida.

Foi, aliás, essa mesmo a intenção de Eike ao tocar o projeto do livro, como revela em declaração à "Veja", publicada há duas semanas: "Tem uns caras que escrevem livros ensinando as pessoas a ficar ricas e nunca ganharam nem R$ 1 milhão. Eu dou minha receita, mas pelo menos ganhei um pouquinho mais do que isso..." Segundo os cálculos da revista "Forbes" de março do ano passado, Eike, dono de um conglomerado de empresas na área de petróleo, mineração e logística, manteve em 2011 o oitavo lugar na lista dos maiores bilionários, com um patrimônio líquido de US$ 30 bilhões.

Como ele mesmo informa no primeiro capítulo do livro, o texto é o resultado de algumas horas de conversa com "o jornalista e amigo de sempre" Roberto D'Avila. Eike também avisa que a ideia é "oferecer aos leitores um pequeno esboço da minha trajetória como empreendedor - e, se possível, inspirar novos empreendedores, pequenos, médios e grandes". O livro originado dos bate-papos entre os dois amigos é "O X da Questão", que, lançado há pouco mais de um mês, está próximo da marca dos 70 mil exemplares vendidos. Segundo a assessoria de imprensa da editora Sextante, mantendo-se o ritmo de vendas, a expectativa é alcançar cerca de 100 mil exemplares até o Carnaval.

Apesar do marketing, o leitor não deve esperar revelações sensacionais sobre os "segredos" de Eike, que, ao longo da última década, o transformaram num dos mais conhecidos e invejados empresários brasileiros. Os capítulos (todos curtinhos, de poucas páginas), que supostamente detalham um pouco melhor os "métodos" de administração de Eike, tratam do que ele chama de sua "Visão 360 graus", que credita como responsável pelo seu sucesso empresarial.

E o que seria essa "Visão 360 graus"? O próprio Eike explica: "Acredito que o empreendedor deve perseguir uma visão multidisciplinar, que proporcione clareza em relação a todos os empreendimentos. Visão 360 graus é observar o entorno jurídico, político, financeiro, ambiental, social, humano, logístico, mercadológico e operacional". Parece um pouco óbvio, não? Eike dá tanta importância a isso que o livro apresenta um diagrama sobre a "Visão 360 graus".

Em muitos momentos, Eike dirige-se diretamente ao leitor, modo habitual em livros de autoajuda. São conselhos como estes: "Nunca menospreze uma das engenharias do seu negócio." "Se necessário, improvise." "Eu não aspiro à perfeição. Aspiro ao êxito. Aspire ao êxito você também." E assim vai.

Eike dedica um capítulo - não mais que uma página e meia - a seus fracassos. Com o título "Não existe toque de Midas", o capítulo relaciona, mas não explica, as razões que levaram ao insucesso de alguns projetos em sua carreira: empreendimentos na Rússia, na República Tcheca, na Grécia e nos Estados Unidos. "É importante mencionar os casos de insucesso porque não quero alimentar o mito de infalibilidade. Assim como na vida, é natural tropeçar na atividade empresarial", justifica.

Vale a pena lembrar que muitas das histórias e das recomendações de Eike para quem quer tentar um projeto empresarial estão na página dele na internet: www.eikebatista.com.br/

Fonte:|http://www.valor.com.br/cultura/1200042/nao-espere-ficar-rico-lendo...

Exibições: 283

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de julio cesar de souza em 18 janeiro 2012 às 11:39

Em toda e qualquer atividade na vida, se almejas o sucesso da empreitada, deve-se

desenvolver uma visão minuciosa da própria e para tanto existem ferramentas que

auxiliam, com a máxima eficiência, o desenvolvimento de uma visão panorâmica da

mesma. São as "FERRAMENTAS PARA A MELHORIA CONTÍNUA" de uma tarefa, de todo

o seu trabalho/investimento e, até mesmo, de sua vida pessoal, que é constituída de

prazeres e deveres(tarefas que envolvem operações cotidianas e "chatas").

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço