Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Natura é a única brasileira entre as mais éticas do mundo

A Natura foi a única empresa brasileira a entrar para a lista das mais éticas do mundo em 2016, elaborada pelo Ethisphere Institute.
Esta é a décima edição da listagem – que não é um ranking. Seu objetivo é reunir companhias que “não apenas promovem normas e práticas éticas internamente, mas extrapolam as exigências legais de compliance”.
A Natura já figurou entre as premiadas por sete vezes – esta é a sexta consecutiva.
Neste ano, o Banco do Brasil, que fazia parte do grupo em 2015, ficou de fora. O banco já foi citado duas vezes.
A lista de 2016 conta com 131 empresas de 45 setores e 21 países diferentes. Cem delas são dos Estados Unidos. No ano passado, foram citadas 132 corporações.
“Companhias que demonstram liderança em áreas como cidadania, integridade e transparência criam maior valor aos investidores, comunidades, consumidores e colaboradores, solidificando assim uma vantagem de negócio sustentável”, diz o CEO do Ethisphere Institute, Timothy Erblich, em nota.
Metodologia
Para medir o desempenho ético das companhias, o Ethispere aplica um questionário com várias perguntas de múltipla escolha.
As questões são divididas entre cinco fatores: ética e programas de compliance (com peso de 35%), responsabilidade e cidadania corporativa (20%), cultura da ética (20%), governança (15%) e liderança, inovação e reputação (10%).
Depois, as informações são checadas e quantificadas pelo instituto. Para entrarem para a seleção, as empresas precisam se inscrever.
Natura

A Natura diz que vem melhorando seus mecanismos de controle e transparência a cada ano. Em 2015, criou a diretoria de compliance e também um novo canal para denúncias.
Pelo sexto ano consecutivo, adaptou-se voluntariamente às normas da certificação SOx, dede acordo com a lei Sarbanes-Oxley (EUA), que prevê mecanismos de auditoria e segurança para evitar a ocorrência de fraudes.
“Este é um importante reconhecimento internacional para a Natura, pois reforça nosso compromisso com a ética e transparência em nossas ações”, diz Roberto Lima, diretor-presidente da Natura, em nota.

Fonte: Exame.com

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 80

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço