Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Nike e Adidas travam batalha de publicidade para a Copa do Mundo

Berlim (Reuters/EP) – A companhia norte-americana fabricante de equipamentos desportivos Nike está a apostar mais no patrocínio a ídolos do futebol que a sua homóloga Adidas, em sua batalha para superar a concorrente alemã como a marca desportiva com maiores vendas durante a Copa do Mundo FIFA 2014.

A Nike firmou contrato com seis dos dez mais famosos futebolistas do mundo, frente a apenas três da Adidas e um da rival alemã menor Puma, de acordo com um novo 'ranking' do grupo de pesquisas de marketing desportivo Repucom, divulgado nesta quarta-feira (28).

Cristiano Ronaldo (Nike) e Lionel Messi (Adidas) representam bem a batalha pela liderança das vendas durante a Copa do Mundo FIFA 2014.
O futebolista português Cristiano Ronaldo, patrocinado pela Nike, lidera a lista da Repucom, com quase 84% das pessoas no mundo afirmando reconhecer a estrela do Real Madrid, ajudando a marca a vender um milhão de camisolas com seu nome estampado em 2013.

Na segunda posição está o argentino Lionel Messi, ídolo futebolista do FC Barcelona e principal estrela da campanha da Adidas, que conta com 76% do reconhecimento global, segundo a Repucom.

O apelo do extrovertido Cristiano Ronaldo, eleito o melhor futebolista no mundo em janeiro deste ano, no lugar de Messi, tem o auxilio do seu uso pessoal da rede social Twitter, onde possui 26 milhões de seguidores, ante apenas dois milhões do argentino.

Cristiano Ronaldo provavelmente ajuda a vender mais camisolas mesmo quando não está a vestir uma – ele posou nu na mais recente capa da edição espanhola da revista Vogue, com a sua atual namorada, a manequim russa Irina Shayk –, mas os benefícios da marca do português para a Nike são, no fim das contas, também divididos com a Adidas, considerando que a empresa alemã é patrocinadora do Real Madrid.

“Embora o principal seja o desempenho no campo, o apelo de um futebolista também passa por toda uma gama de variáveis”, disse o fundador da Repucom, Paul Smith. “Atletas como Cristiano Ronaldo têm algo único que, se pudéssemos embalar e vender como está, não precisaríamos fazer mais nada”.

A Nike tenta fazer exatamente isso em um chamativo anúncio com Cristiano Ronaldo e Shayk, o qual mostra como garotos a jogar futebol em um campinho local terminam por participar de uma partida em um grande estádio contra os seus heróis, incluindo outras estrelas do 'ranking' da Repucom, como o brasileiro Neymar Jr e o inglês Wayne Rooney.

A Adidas retaliou com um novo anúncio lançado domingo passado onde mostra Lionel Messi a sonhar com os seus rivais, como o alemão Bastian Schweinsteiger, o uruguaio Luis Suárez e o brasileiro Daniel Alves, nenhum dos quais se encontra no 'ranking' da Repucom.

O anúncio da Nike já atraiu 67 milhões de visualizações no YouTube desde que foi lançado no mês passado, ao passo que aquele da Adidas já foi visto por quase 30 milhões de pessoas em apenas três dias.

Enquanto isso a Puma, cujo único futebolista na lista da Repucom é o ex-avançado francês Thierry Henry, está a buscar uma nova estratégia de marketing para chamar a atenção: a empresa persuadiu atletas, como o italiano Mario Balotelli, o alemão Marco Reus e o espanhol Cesc Fábregas a vestir as botas “Tricks” em duas cores, uma rosa e outra azul

http://pt.fashionmag.com./news/Nike-e-Adidas-travam-batalha-de-publ...

Exibições: 327

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço