Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O Algodão no mundo: - Entenda um Pouco sobre este Produto e mercado

Em vários países, o algodão (Gossypium spp.) é uma das plantas mais importantes para a produção de fibras. A cultura do algodão não fornece somente fibras para a indústria têxtil, mas também fornece alimento animal e matéria prima (sementes) para produção de óleo. Suas sementes são ricas em óleo (18% a 24%) e proteína (20 a 40%). Uma estimativa diz que cerca de 350 milhões de pessoas estão ligadas á produção de algodão, desde fazendas até logística, descaroçamento, processamento e embalagem. A China consume 40% do algodão mundial. A Austrália e o Egito produzem o melhor algodão do mundo. O algodão é a mais importante fonte de receitas de exportação de Burkina Fasso, Benin, Uzbequistão, Mali, Tajiquistão, Costa do Marfim, Cazaquistão, Egito e Síria. Os custos mais baixos para a produção do algodão estão na Austrália, China, Brasil e Paquistão.
Os EUA e Israel tem o maior custo de produção do mundo. Os principais exportadores de algodão do mundo são EUA, Uzbekistão, Brasil e Austrália. A demanda mundial por algodão tem aumentado constantemente desde a década de 1950, a uma taxa média anual de crescimento de 2%.


Em termos de produção mundial, o algodão está entre as quatro culturas mais importantes de produção de fibras. Atualmente a produção mundial soma 25.5 milhões de toneladas de sementes de algodão cultivados em 34.8 milhões de ha. China, EUA e Índia são os principas produtores de algodão do mundo, representando cerca de 60% da produção mundial. Cerca de 53% do algodão produzido no mundo é subsidiado. Os países produtores de algodão que subsidiam sua produção interna incluem os EUA, China, Grécia, Espanha, Turquia, Brasil, México, Egito e Índia.

O algodão é cultivado em mais de 100 países, representando 40% do mercado de fibras. O algodão cresce sob diversas condições de clima, bem como tropical, sub tropical e temperado.
O desenvolvimento da cultura é sensível à temperatura. Noites frias e baixas temperaturas diurnas resultam no crescimento vegetativo com pouca frutificação. Esta cultura é muito sensível a geada, são necessários pelo menos 200 dias livres de geadas durante o desenvolvimento vegetativo, para o bom desenvolvimento da planta. O período total do crescimento vegetativo fica entre 150 a 180 dias. Dependendo da variação de temperatura, de 50 a 85 dias são necessários para a planta formar suas gemas, de 25 a 30 dias para a brotação de flores e de 50 a 60 dias da abertura da flor para a maturação da cápsula. O algodão é uma planta de dias curtos, porém, tem também existem variedades que adáptam-se a dias longos. No entanto, o efeito da duração do dia sobre a floração é ditado pela temperatura. A temperatura é considerada ótima para a germinação entre 18 e 30°C, com mínima de 14°C e máxima de 40 °C.


A germinação atrasada expões as sementes a fungos do solo que podem trazer infecções para a planta. No início do crescimento vegetativo, a temperatura deve passar dos 20°C com 30 °C sendo o desejável. Para uma formação adequada das gemas e floração, a temperatura deve estar acima dos 20°C e a temperatura noturna, maior que 12°C, mas não deve ultrapassar os 40°C e 27°C respectivamente. Tenperaturas entre 27°C e 32°C são ótimas para o desenvolvimento da cápsula e maturação, porém, acima de 38°C o rendimento se reduz. Ventos fortes e/ou frios  afetam seriamente as novas e delicadas mudas. Na maturação dos brotos brotarão fibras nas cápsulas anteriormente fechadas as quais sujarão com poeira. Chuvas contínuas durante a floração e abertura das cápsulas prejudicarão a polonização e reduzirão a qualidade da fibra. Chuvas fortes durante a floração causam queda de brotos de flores e de cápsulas.


O algodão pode ser cultivado em vários tipos de solo, mas, solos médios e pesados, profundos e bem drenados, argilosos e férteis com boa retenção de água são preferíveis. Sub solos ácidos e densos para penetração das raízes. O intervalo do pH do solo ideal de 5.5 a 8 sendo de 7 a 8 considerado ótimo. Esta cultura é tolerante a salinidade do solo. É um cultivo plantado com sementes. A densidade demográfica varia entre 100.000 a 160.000 plantas/ha sob alta densidade e entre 14.000 a 37.000 plantas/ha sob baixa densidade de população.
A implantação do sistema de irrigação e fertirrigação por gotejamento em algodão provou-se tecnicamente e economicamente viável além de benéfica em vários pontos e em vários países. A utilização da irrigação por gotejamento sob várias condições agrícolas e climáticas, registrou produtividades mais altas (15% a 30 %) enquanto economizou água (30% a 45 %) e melhoria na qualidade da fibra produzida em comparação com os métodos tradicionais de irrigação por sulco, aspersão, pivo central, entre outros. Em Adana, na Turquia com condições agro climáticas para a irrigação enterrada por gotejamento, 11 ha de plantio registraram produtividade de 5.5 a 5.8 ton/ha de semente de algodão (33% a mais em comparação com o algodão irrigado por sulco) enquanto economizou 30% de água, 20% de energia elétrica, 15% de mão de obra e 5% de defensivos químicos.


Para atingir altas produtividades, as necessidades sazonais da planta foram estimadas em 350 a 900 mm/ha sob variação de condições climáticas e variação da duração do período de maturação (150 a 210 dias) com uma média diária de taxa de evapotranspiração de 4 a 8 mm/dia. O algodão é um grande fornecedor de nutrientes. O objetivo da fertirrigação é suprir a diferença existente entre a demanda por esta cultura e o seu fornecimento. A flexibilidade do sistema de irrigação via gotejamento para a aplicação de fertilizantes via água dá ao produtor a abilidade de reagir às necessidades imediatas da planta em cada uma das suas fases de crescimento e maturação, da melhor forma possível. As melhores práticas agrícolas incluem planejamento de irrigação, proteção da cultura contra pragas e doenças, controle de ervas daninhas, monitoramento, bom planejamento de colheita, pós colheita e controle de perdas. 

 

FONTE: http://www.netafim.com.br/crop/cotton

Exibições: 264

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de luis carlos em 25 janeiro 2011 às 18:55
muito bo a a materia
Comentário de Fabrício Leite em 25 janeiro 2011 às 18:29

Produção de algodão crescerá 8% em 2011

Os preços recordes obtidos pelos produtores na atual campanha deverão elevar a produção mundial de algodão em 8%, para 27 milhões de toneladas em 2011/12, pelas projeções do Comitê Consultivo Internacional do algodão (CCIA), apresentadas ontem na Organização Mundial do Comércio (OMC)

Na safra atual, a 2010/11, a produção deve crescer 15%, após três anos consecutivos de quedas, e será ligeiramente superior ao consumo, chegando a 25,1 milhões de toneladas. A alta é alimentada pelos Estados Unidos, onde a colheita será 51% maior e alcançará 4 milhões de toneladas. Mas deverá cair 5%, para 6,5 milhões de toneladas na China.

As plantações de algodão no Hemisfério Sul, incluindo o Brasil, deverão bater recorde de 3,1 milhões de toneladas de algodão, mas a colheita não ocorrerá antes de março de 2011 e o algodão só poderá ser exportado no segundo trimestre. As circunstâncias "excepcionais" que causaram queda nas colheitas e restrição à exportação, como na Índia, fizeram o preço do algodão bater recorde histórico.

FONTE:

(DCI)

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço