Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O crescimento da biometria facial no varejo

A solução ganha cada vez mais adesão pela facilidade obtida com a autenticação da tecnologia e por estar em evidência em todo o mundo.

Por Redação

A biometria facial vem ganhando cada vez mais força no mercado e, especialmente, no varejo, como uma forma tecnológica utilizada em processos como pagamento. Segundo André Barretto, CEO da startup Unike Technologies, a solução ganha adesão pela facilidade obtida com a autenticação da tecnologia e por estar em evidência em todo o mundo. “A biometria facial já tem seu espaço no varejo, em meios de pagamento, educação, saúde e segurança, já que desde uns 15 anos atrás começou a ter uma adesão e evolução desta tecnologia”, afirma o CEO, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. O crescimento também se dá devido à maior segurança oferecida. De acordo com André, antigamente, os graus de assertividade eram em torno de 60%, podendo colocar em risco alguma transação, mas, hoje, variam de 97% a 99%.

Aliança de Tecnologias
  “Os investimentos em biometria facial podem ser usados de forma que complementem outras tecnologias, como a inteligência artificial. Desta forma, é possível aproximar o público do varejo e das lojas físicas, melhorando sua experiência”, analisa. Além do uso na jornada do cliente, a solução também pode ser aplicada em operações internas. Na Unike, a base de clientes conta com empresas como Mercado Livre e DHL. “Trabalhamos com edifícios empresariais, para facilitar a circulação. Em uma empresa grande como o Mercado Livre, com mais de 6.000 funcionários, até todos conseguirem fazer seus cadastros para entrar na empresa e começar a trabalhar, eles perdiam horas em filas. Hoje em dia, com o reconhecimento facial, eles têm um rápido acesso e começam a trabalhar em poucos minutos”, detalha André.

Funcionamento da Biometria Facial

  A tecnologia usa pontos da face humana e traça vetores entre partes do rosto, como queixo e olhos, gerando um cálculo matemático que, ao chegar em um número, representa o rosto de determinada pessoa. “Para este número, se dá o nome de template biométrico, que hoje nada mais é do que uma tecnologia colhida através da imagem de câmeras e vídeos. Este número fica armazenado em um banco de dados e quando ele reaparece, a máquina calcula a porcentagem para avaliar a probabilidade de ser aquela pessoa”, explica o CEO. Com a biometria facial como seu carro-chefe, a Unike teve um salto de 3.078% em faturamento no ano passado, atingindo R$ 10,5 milhões. Agora, a meta da startup é continuar trabalhando na experiência dos usuários de sua tecnologia.

Fonte: Gironews

https://sbvc.com.br/o-crescimento-da-biometria-facial-no-varejo/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 33

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço