Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O Desafio de se Administrar a Privacidade em Um Mundo Tecnológico

A vulnerabilidade da vida privada dos usuários contumazes de tecnologia está aumentando a cada dia, na direta proporção em que evolui do ponto de vista da abrangência e amplia suas facilidades de acesso. Sem contar todos aqueles que já afirmam, de forma categórica, “não compreender como era possível viver sem todas essas ‘maravilhas’ do mundo moderno.”

Exemplo desse risco crescente é a ação iniciada pelas duas maiores redes de cartões de crédito dos Estados Unidos — com presença no mercado mundial — que estão ingressando em uma nova área de atuação: usar suas informações sobre compras para alcançar seus usuários com anúncios e mensagens on-line.

Segundo noticiário do “The Wall Street Journal”, esses planos, se implementados conforme prevê o projeto em discussão, podem representar não apenas uma proeza tecnológica — vincular a vida das pessoas na internet às suas compras com cartão — mas também uma completa erosão de anonimato na rede.

É bastante claro que todos esses estudos para novos produtos e serviços têm como base as análises sobre a conduta das pessoas, que a cada dia expõem mais a sua vida privada. Isso acontece tanto por meio da criação de ‘personagens’ baseados naquilo que gostariam de ser, como pela ilusão de que tudo o que fazemos no cotidiano possa ser do interesse dos demais. Seja isto de forma anônima ou mesmo pública.

Segundo um documento interno de uma dessas operadoras, “você é o que você compra”. O que admite que esse comportamento consumista é uma conduta crescente. De acordo com essa tendência, será cada vez mais possível manipular as decisões das pessoas em várias áreas da sua vida. Um dos exemplos mencionados é que é possível emitir um anúncio de produtos sobre perda de peso para uma pessoa que acaba de passar seu cartão em uma lanchonete de comida rápida — e em seguida monitorar se a pessoa comprou os produtos anunciados.

O grande objetivo do processo é vincular os usuários da internet a informações sobre seus comportamentos reais de compra, a fim de segmentar os anúncios e publicidade. Ou seja, divulgar detalhes sobre a vida das pessoas que não se encontram disponíveis em outros meios de comunicação ou propaganda.

Para que se possa ter uma dimensão dos impactos desse projeto, basta ter em mente que todas as transações são acompanhadas das respectivas informações sobre o dia, hora, valor, nome e endereço onde foram realizadas. Para os publicitários consultados, todo esse conjunto de informações é uma verdadeira “mina de ouro”, pois lança luzes sobre o orçamento da pessoa, locais de compra e como ela usa e passa o seu tempo.

Além de já percebermos, em alguns casos, que a tecnologia pode distanciar as pessoas — o celular, de acordo com seu uso, pode aproximar os que estão longe e afastar os que estão próximos —, agora também se intensifica o desafio de administrar a privacidade.

É preciso ter a capacidade de desligar todo o aparato que escolhemos para nos acompanhar, de forma a proteger nossas relações com os demais, bem como nossa preciosa intimidade. Afinal, interrupções de bips, sons e músicas repetitivas podem significar falta de respeito aos demais.

A fixação das prioridades, bem como os limites na privacidade, são responsabilidades de cada um. Não podem ser delegadas nem transferidas.

Renato Bernhoeft é fundador e presidente do conselho da höft consultoria – transição de gerações. Atua como consultor e palestrante no Brasil e no exterior. É articulista e autor de 16 livros sobre empresas familiares, sociedades empresariais e qualidade de vida. Cursou filosofia na Faculdade Anglicana de Teologia, em São Paulo. Trabalhou por sete anos em projetos de desenvolvimento comunitário da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) no México e no Peru. Coordenou a área de recursos humanos nas empresas Kibon, DOW Química e Villares.

Fonte:|http://www.valor.com.br/carreira/2543818/o-desafio-de-se-administra...

Exibições: 93

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço