Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

O efeito cascata no benefício do Ex-Tarifário

O efeito cascata no benefício do Ex-Tarifário

Fonte: Interface

De acordo com relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a carga tributária no Brasil atingiu 35,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013, cálculo feito ao final de 2014. O índice supera muitas das nações mais ricas do planeta e faz o Brasil ocupar o primeiro lugar no “pódio” da América Latina.

A alta carga tributária do Brasil assusta principalmente o consumidor final, mas afeta todas as fases da cadeia produtiva. A lista dos impostos de importação, por exemplo, é consideravelmente longa: Imposto de Importação (II), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa Integração Social (PIS/PASEP), Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). No entanto, esta lista pode jogar a favor de uma categoria específica de importadores, a de bens de capital ou bens de informática e telecomunicações.

O regime de Ex-Tarifário prevê uma redução na alíquota do Imposto de Importação que pode variar de 2% a 14%. Considerando o valor dos produtos que podem usufruir deste serviço, esse pequeno percentual pode representar um benefício enorme para o importador. 

A segunda vantagem da obtenção do Ex-Tarifário é aquela longa lista de impostos mencionada acima. Sabem o por quê? Já ouviram falar no “efeito cascata”? Pois bem, os impostos de importação funcionam da mesma forma. Isso significa que a redução do custo das mercadorias ou equipamentos importados pode ser ainda maior.

Não perca tempo e usufrua você também do benefício do Ex-Tarifário. A Interface Engenharia Aduaneira conta com corpo técico qualificado para obter o seu benefício.

 
 

Exibições: 93

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

© 2021   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço