Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasileiro come feijão-preto importado da China


O mais tradicional prato da culinária brasileira atravessa distâncias cada vez maiores antes de chegar à mesa da população. Normalmente importado da Argentina nos momentos de escassez, o feijão-preto, base da feijoada, agora está vindo também da China. De janeiro a julho deste ano, o país asiático já enviou ao Brasil 23.729.661 kg do produto.

O número representa 35% do total importado no período. Em 2007, no entanto, a China não enviou um único grão para o país.

Segundo Rafael Poerschke, da Safras & Mercado, a mudança no cenário está relacionada a uma demanda atípica nas importações no início do ano. Apesar de o país não ser auto-suficiente em feijão-preto, as compras externas geralmente ganham força apenas a partir de setembro.

Com oferta prejudicada e demanda em alta, as empresas foram buscar o produto na China devido aos preços baixos. “O feijão chinês chegou mais barato do que o nacional. A diferença chegava a R$ 20, R$ 30 por saca”, afirma o presidente da Bolsa de Gêneros Alimentícios do Rio, José Sousa e Silva.

 

Fonte: Safra&Mercado

Exibições: 147

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço