Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Um ano antes da Copa do Mundo, o tema pode render pesquisas interessantes para a criação de coleções-cápsulas.

 

Cartaz do filme francês Os Rebeldes do Futebol.

 

Com a Copa do Mundo em 2014 influenciando o comportamento de consumo do Brasil, é a hora para se pensar em uma coleção-cápsula para aproveitar esse momento. O Sindconfecções, do Ceará, estimou que o setor de confecção, em especial a venda de camisetas, vai crescer 30% na Copa do Mundo de 2014. E isso atinge todos os mercados: segundo a mesma instituição, as classes A e B respondem por 20% das vendas de camisetas aproximadamente, a classe C por 30% e as classes D e E, juntas, por 50%.

 

Não é só venda de T-shirt: diversas marcas de moda já aproveitaram o momento da Copa das Confederações, do luxo ao fast fashion, seja em uma série especial de estamparia ou em cores de esmalte. Mas as coleções inspiradas nas Copas não precisam se limitar a detalhes em verde-amarelo. O cinema, a arte contemporânea, e a própria história do futebol podem ser boas fontes de pesquisa para se pensar nessa coleção.

 

Recomenda-se visitar o Museu do Futebol, em São Paulo, que tem um rico acervo: mais de 1400 fotografias e 6 horas de vídeo em 15 salas. 

 

A arquitetura dos estádios, que a gente citou ontem no blog, também pode ser uma fonte de ideias para essa coleção cápsula.

 

Futebol (2011), obra de Leda Catunda.

 

Artistas que têm o futebol como inspiração não faltam. Recentemente, Leda Catunda tem trabalhado com a iconografia do futebol e sua relação com o mercado. Adriano Costa se utiliza de vários instrumentos de presidiários, faxineiros e de moradores de rua para construir ícones do futebol como bola e bandeira. O mexicano Gabriel Orozco faz pinturas sobre fotografias de futebol recortadas de jornais, nas quais as formas geométricas representam o planejamento tático, esquematizado, do jogo.

 

Obra da série Atomista, de Gabriel Orozco.

 

O cinema tem participação importante. Diversos bons filmes, tanto nacionais quanto estrangeiros, retratam o universo do futebol. O CINEfoot Tour é um festival que existe desde 2010 e passa por diversas cidades do Brasil, divulgando o cinema do futebol, em longas e curtas metragens do país e de vários cantos do mundo. Durante o mês de junho (dos dias 11 a 29), o CINEfoot Copa das Confederações passa por algumas das cidades-sede (Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro). Destaque para Os Rebeldes do Futebol (Les Rebelles du Foot - 2012), documentário francês de Gilles Perez e Gilles Rof sobre jogadores extraordinários e reais, o brasileiro Sócrates entre eles.

 

Cena de Heleno (2012), com Rodrigo Santoro no papel do jogador.

 

Outros filmes também podem servir de inspiração, como Heleno (2012), de José Henrique da Fonseca, filme nacional que retrata a vida do icônico jogador dos anos 1940. Já Boleiros - Era Uma Vez o Futebol (1998), de Ugo Giorgetti, mostra quatro ex-jogadores veteranos em um bar recordando histórias passadas. Não podemos esquecer que uma boa dose de nostalgia (todos os grandes clubes têm sua história e seus jogadores icônicos) também está relacionada ao imaginário do futebol no Brasil.

 

Vivian Berto

leia o post no blog.

 

Leia também: Revista SelecT, Futebol Arte, edição de abril/maio de 2013.

Tendere - Pesquisa de Tendências e Consultoria em Moda, Beleza e Design

Exibições: 422

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço