Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

"Neste mundo, é vital ser insistente; fatal é carregar essa imagem'

Benjamin Jowett



(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)


Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o Administrador cria a ilusão de que o seu ramo de atividade já não é mais o mesmo e, busca urgentemente outra alternativa de empreendimento.


Reconheço que em alguns ramos de atividades, com o passar do tempo, vão se saturando, entre alguns exemplos podemos citar o de vídeo locadora, mas algumas resistem bravamente e com bastante força. Tem uma, próxima a minha casa, que agregou uma sorveteria e uma cafeteria, além dos filmes para alugar. A criatividade é importantíssima para agregar valores, trazer mais clientes e manter o negócio funcionando.


Mas também conheço muitos empreendedores que não percebem que o problema não é o mercado, mas o próprio empreendedor, que tem dificuldades em lidar com Controles, Planejamentos, Direção e Organização, ou sejam, quatro ferramentas básicas para uma boa administração em quaisquer negócios. Não estou afirmando que se bem aplicadas estas ferramentas, uma fábrica de máquinas de escrever será um negócio fantástico, mas talvez o negócio atual do empreendedor, num ramo diferente do de máquinas de escrever, possa dar uma guinada.


De nada adianta um empreendedor fechar uma fábrica de macarrão, porque ele, empreendedor, tem dificuldades em Administrar, ou seja, em Controlar, Planejar, Organizar e Dirigir e partir para outro empreendimento, ou seja, uma fábrica de vassouras. Sem as aplicações corretas destas ferramentas, a probabilidade do empreendedor levar para o novo empreendimento as mesmas causas que fizeram seu negócio anterior não ir bem, é grande também neste novo negócio. Quantas estórias conhecemos de empreendedores que tentam de tudo e nada dá certo, será o ramo de atividade ou a forma e administrar?


Caro empreendedor, antes de abandonar o seu atual negócio e partir para um outro, faça uma reflexão fria sobre as causas dos problemas, peça ajuda se necessário. Se identificar que o problema é o ramo de atividade, vá em frente em seu novo empreendimento, mas se a causa é você (empreendedor), talvez tenha que buscar ajuda e se reciclar, pois poderá levar todos os seus erros de administração para o novo empreendimento e com altas probabilidades de não dar certo também, e ainda com alguns riscos de aumentar o seu grau de endividamento devido às necessidades de investimentos no novo negócio, fique atento a isto, vamos tomar decisões friamente,afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.



Fonte: http://ning.it/IwcdUD


Edson Carlos de Oliveira

Consultor de Custos e Estratégias

www.consultoriaplanecon.com.br


Exibições: 73

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço