Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Apesar da desaceleração de vários mercados devido à crise, o mercado de moda vem crescendo exponencialmente no Brasil. Isso, porque, de acordo com a pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil 2015”, os brasileiros continuam sendo líderes no tempo gasto com as redes sociais.  

Estima-se que os brasileiros gastem mais de 650 horas por mês nas redes sociais. É muito tempo, não é mesmo? Porém, você deve estar se perguntando qual a relação das redes sociais com a moda. Nós respondemos para você: TODA. Canais como: Facebook, Instagram, Pinterest, Snapchat e plataformas de e-commerce digital têm potencializado a disseminação da arte, e claro, da moda. 

O que faz um designer de moda?http://blog.unipe.br/hs-fs/hubfs/shutterstock_154034285.jpg?t=1475876173917&width=711&name=shutterstock_154034285.jpg 711w, http://blog.unipe.br/hs-fs/hubfs/shutterstock_154034285.jpg?t=14758... 1067w, http://blog.unipe.br/hs-fs/hubfs/shutterstock_154034285.jpg?t=14758... 1422w, http://blog.unipe.br/hs-fs/hubfs/shutterstock_154034285.jpg?t=14758... 1778w, http://blog.unipe.br/hs-fs/hubfs/shutterstock_154034285.jpg?t=14758... 2133w" sizes="(max-width: 711px) 100vw, 711px" />

Afinal, o mercado de moda é movido por novidades, criatividade e, claro, ousadia, e o que não falta nessas mídias é espaço para criar e se expressar da forma que bem entender, não é mesmo? Está pensando em se aventurar no curso de Design de Moda? Separamos para você algumas informações preciosas sobre essa deslumbrante carreira, confira!

Quais atividades, carreiras e funções o Designer de Moda pode desempenhar?

Como estamos vendo nos blogs, redes sociais, revistas e televisão, a moda nunca foi tão abrangente como nos dias de hoje. Para ajudar na sua decisão, selecionamos para você as principais carreiras e funções que um Designer de Moda pode desempenhar:

Estilista

Esse profissional é quem idealiza, desenha e cria as coleções. Sua principal função é desenvolver as roupas, calçados e acessórios de acordo com as tendências de comportamento e análises de mercado. Além da criatividade, esse profissional precisa ter conhecimentos avançados em desenho, tecidos, estampas, produção, fotografia, e, claro, visão global dos acontecimentos do mundo. Afinal, o momento de criação de uma peça deve levar em consideração todo o universo que o rodeia.  

Produtor de moda

Esse profissional é o responsável por fazer tudo funcionar dentro de uma campanha, editorial, desfile ou evento de moda. É ele quem cuida da iluminação, do som, da decoração e da disposição dos convidados; organiza a produção da modelo em si - as roupas e os acessórios -; escolhe a modelo, o fotografo, maquiador e coordena todos os profissionais envolvidos na produção.

Modelista

Como o próprio nome sugere, esse profissional desenvolve moldes - de calçados e roupas - de acordo com os desenhos desenvolvidos pelos estilistas e/ou empresas. É ele quem cria os moldes que orientarão a produção das peças, por isso, é importante que esse profissional seja muita atento, saiba interpretar os desenhos dos estilistas e leve em consideração as peculiaridades de cada tecido utilizado.

Coordenadores de moda, Cool-hunting ou caçadores de tendência

Esse profissional é o principal responsável por auxiliar no desenvolvimento das coleções de moda. São eles quem pesquisam as tendências, definem os tecidos, a cartela de cores, os materiais e criam os briefings para os estilistas. Ao final do desenvolvimento da coleção, são eles quem acompanham e aprovam as peças piloto e realizam contato com fornecedores até a aprovação final. 

Fotógrafo de Moda 

Diferente do que muitos acreditam, o fotografo de moda não é um fotografo comum, ele precisa ter conhecimentos avançados sobre moda, e conseguir, assim, capturar a essência das coleções e produções de moda. Ele pode trabalhar em editoriais, catálogos, campanhas publicitárias, banco de imagens, fotojornalismo, agências de modelo e notícia, criando composições, retratos, ministrando aulas e muito mais.

Visual Merchandising ou Vitrinista 

Esse profissional é responsável por fazer a montagem e manutenção das vitrines nas lojas. Pode parecer simples, mas para ser um vitrinista bem sucedido é preciso conhecer bastante o mundo da moda, estudar a fundo o tipo de estabelecimento, os produtos que as lojas oferecem e o público interessado por aqueles itens. Além disso, ele precisa estar muito bem alinhado com os objetivos e estratégias de marketing da companhia, para, assim, conseguir expressar nas vitrines os valores da empresa.

Personal Stylist 

Esse profissional tem em suas mãos uma importante missão: ensinar as pessoas a projetar sua auto-imagem de forma positiva. Muitas pessoas não sabem qual o corte de cabelo ideal, as cores que destacam suas qualidades ou as roupas que melhores se adptam ao seu tipo de corpo. Esse profissional avalia o biotipo, o estilo e as características pessoais de seus clientes, e cria, de acordo com essa análise, os looks ideais para aquele perfil. 

http://blog.unipe.br/graduacao/o-que-faz-um-profissional-de-design-...

Exibições: 52

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço