Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O que fazer quando alguém resolve sabotar sua carreira?

Especialista sugere que profissional use sua inteligência emocional e tente conquistar àquele que quer seu fracasso.

Você se considera um bom profissional. É comprometido, se dedica, trabalha intensamente, mas nada - nunca - acontece. Não recebe aumento de salário por desempenho, não obtém nenhuma promoção, sempre recebe feedbacks negativos e tudo que consegue ver é sua carreira patinando.

Se as coisas não estão fazendo sentido para você, é possível que esteja deixando de considerar um fato importante, o de alguém tentando sabotar seu desenvolvimento. De acordo com a consultora de gestão estratégica da Leme Consultoria, Márcia Pereira, a competitividade no mercado de trabalho, muitas vezes, motiva alguns profissionais a limitarem o crescimento de outros.

A lógica é simples, jovens de 24, 25 anos querem ser gerentes, querem promoções meteóricas, e, para isso, nem sempre se importam em passar por cima de tudo e todos. Cabe ao profissional que está enfrentando essa situação saber lidar com isso, ou fatalmente perderá sua motivação no trabalho.

Imagem: Thinkstock

 

A sabotagem

A sabotagem acontece quando um ou mais membros da equipe deixa de passar informações, justamente àquelas informações necessárias para que você faça seu trabalho e entregue resultados. Nesse caso, o profissional tem que tomar cuidado.

Além disso, é importante observar que uma equipe tem que mostrar resultados como um time. “Se um profissional começa a se destacar demais, sozinho, é um grande sinal de que algo está errado”, avalia Márcia. “A equipe tem que se destacar como um todo, pois o trabalho é em conjunto”.

É assim que o profissional começa a identificar que algo está errado. Ou seja, quando, de um lado, por mais que ele se esforce, não obtém resultados e, por outro, outros profissionais se destacam isoladamente. “Essa situação não é incomum no ambiente corporativo. Diversas pesquisas de clima já sinalizaram que isso acontece com bastante frequência”.

Competitividade acirrada

Mas, por que profissionais sabotam os outros? De acordo com a consultora, os principais motivos são dois. Primeiro, por conta da alta competitividade de mercado, aonde jovens querem ser gerentes e acreditam que só vão conseguir tal promoção através de tais comportamentos.

Em segundo lugar, está o desvio comportamental. “É uma questão cultural; por conta da sua educação ele se torna uma pessoa assim, sem caráter”, diz Márcia. Lembrando que competição é algo positivo no ambiente profissional, “a competição natural é bem vinda”, diz Márcia. O problema é quando ela prejudica os outros.

Pois bem. Depois de identificar que as razões para não estar progredindo na carreira advém de outros profissionais, o que fazer? A sugestão é tentar se aproximar deles. “Se você quer ficar na empresa, use usa inteligência emocional e conquiste o cara”, diz a consultora.

Mas se suas investidas não surtirem efeito, “se promova para o mercado”, aconselha Márcia. A ideia é buscar posições nas quais você possa crescer, evitando a perda de motivação no trabalho e na carreira.

Fonte;http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/o-que-fa...

Exibições: 128

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço