Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O que pode fazer diferença em um processo seletivo?

Competências técnicas e trajetória profissional pertinentes são fundamentais para a aprovação em um processo seletivo, todos nós sabemos. Entretanto, alguns aspectos comportamentais podem ser um diferencial decisivo na escolha do profissional.

Já parou para pensar nisso!? Dá só uma olhada:

1 – Autenticidade: Seja você mesmo! Sim, isso mesmo! Pode parecer clichê, mas faz toda a diferença. As pessoas percebem quando estão em frente de alguém verdadeiro, alguém que realmente acredita e vivencia o que está dizendo. Muitas vezes na tentativa de acertar, os candidatos adotam posturas artificias, o que até pode levar a uma aprovação, porém a frustração será o próximo passo. Tanto para o profissional, que poderá ser selecionado para uma posição que não corresponde a nada do seu perfil, quanto para a empresa. Afinal, ninguém consegue manter por muito tempo aquilo que não é ou o que não sabe.

2 – Informe-se! A informação está aí, disponível a, praticamente, todo mundo. Não usá-la pode ser um tiro no pé. Antes de ir para uma entrevista, antes de aceitar participar de um processo seletivo, procure saber para onde você está indo. Busque dados da empresa, notícias recentes, posicionamento no mercado. Vá além, pesquise sobre o profissional que vai te entrevistar, pesquise sobre o seu “futuro” gestor, converse com pessoas que trabalhem na empresa. Isso vai te ajudar em principalmente duas coisas:

- Decidir se a empresa é ou não do seu interesse, se combina ou não com seu perfil profissional e valores pessoais;

- Vai ser mais fácil estabelecer uma boa conversa com os entrevistadores, fazer links entre sua experiência e de que forma ela poderá contribuir com a organização.

3 – Faça perguntas inteligentes! Seja curioso, mostre que seu interesse vai além do senso comum. Explicando: é natural que se tenha dúvidas básicas, como qual o salário definido para a vaga, horário de trabalho, etc. Mas tem algumas coisas, tão ou mais importantes, e interessantes, que podem ser perguntadas e que sabê-las fará diferença no seu desenvolvimento e motivação a longo prazo dentro da empresa.

 - Quais foram os últimos projetos que a equipe da área em questão foi envolvida?

- Quais as perspectivas que a empresa tem para os próximos anos?

- Em quais estratégias a empresa tem investido para lidar como cenário econômico atual?

- Quais são os principais desafios para o profissional que assumir esta posição?

Estes são exemplos que podem, e devem ser adaptadas que acordo com a situação de cada profissional, levando em conta o negócio e tipo de empresa.

Fazer perguntas inteligentes, além de proporcionar informações importantes sobre o lugar que você está pensando em trabalhar e sobre o que está alinhado às suas expectativas, ou não, também vai permitir que o entrevistador avalie a sua capacidade crítica, raciocínio e identifique o que é importante para você.

Lembrando: Não existe receita pronta para nenhuma etapa do processo seletivo.

 Finalizando: Leia novamente o item 1!

Gabriela Dutra

Recursos Humanos | Desenvolvimento Humano e Organizacional | Relacionamento | Inteligência de Mercado

https://www.linkedin.com/pulse/o-que-pode-fazer-diferen%C3%A7a-em-u...

Exibições: 41

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço