Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

No momento em que você tem uma ideia, tem que entender que precisa ser seu próprio CEO

As forças contrárias na hora de tomar uma decisão arriscada são inúmeras e, geralmente, poderosas. Na minha vida, eu aprendi o seguinte: o “não” eu já tenho. As forças contrárias sempre foram um incentivo para mim, uma grande motivação. E eu tenho uma coisa muito engraçada, que é gostar de lidar com o supostamente impossível. Há duas frases para mim que, nesse sentido, são muito fortes. Uma do Mandela, que diz que “o impossível é tudo aquilo que ainda não foi feito”. E a outra é aquela clássica do Walt Disney, que eu costumo usar no encerramento de minhas palestras: “Eu gosto do impossível porque no impossível tenho menos concorrência”.

Correr contra todas as possibilidades sempre me deu e me dá até hoje muito incentivo. Isso nunca me inibiu e eu sempre fiz com que a força contrária não agisse contra mim, mas como a alavanca do judô, que usa o oponente ao seu favor. Nenhuma das iniciativas com as quais me envolvi foram fáceis. Sempre tive que saltar grandes obstáculos para atingir meus objetivos. Uns com sucesso e outros com os fracassos.

Eu sempre aprendi muito com os fracassos. Na minha vida, eu aprendi mais com o fracasso do que com o sucesso. O sucesso inspira a gente. Mas o que te ensina mesmo na vida é o fracasso.

As pessoas têm tanto medo de arriscar porque, na sua grande maioria, são covardes. Elas têm medo de correr riscos, têm medo de sair da sua zona de conforto, aquela zona de uma suposta proteção. E as pessoas, com esse medo de fracassar, entram num processo de paralisia completa. Então, na hora em que elas pensam, sonham, têm ambição, se não tiverem autoestima e a motivação correta, essa motivação louca de correr riscos, elas mesmas criam seus próprios limites. E aí vão se convencendo de que não podem fazer aquilo. Na verdade, deixem para o mundo nos colocar as dificuldades, não vamos fazer isso. Acho que a gente tem que assumir uma atitude positiva na vida.

Ser chamado de louco é um elogio para mim e para todo empreendedor que sabe que ter suas iniciativas vistas, inicialmente, como ideias malucas é um sinal de que um bom negócio está a caminho. Muitas pessoas me perguntam se dá para ter certeza de que uma ideia que parece maluca para o resto do mundo é um bom negócio. Ninguém pode ter essa certeza, ninguém pode te assegurar que essa ideia vai ser um bom negócio. Mas você pode, sim, visualizar e acreditar nessa ideia e assim encontrar as motivações para seguir e superar todas as dificuldades que vai encontrar.

Mas ninguém pode garantir nada. Pelo contrário. Na verdade, todas as ideias arrojadas nascem com um percentual de fracasso enorme, a medir pelas inúmeras pequenas empresas que são criadas. A taxa de mortalidade é enorme. O fato é que você vai para a guerra. E aí vai ter gente que vai voltar num saco de plástico e vai ter gente que vai voltar viva. Pode ser que um volte sem uma perna, outro sem um braço. Mas volta vivo. Na guerra do mundo dos negócios, infelizmente, as possibilidades de morte são enormes. Então, você tem que ter uma dose de otimismo, de força de vontade, para poder dar a volta por cima, sobreviver e também prosperar, fugindo das estatísticas ou, pelo menos, entrando na estatística da minoria, não da maioria.

Os fatores chave que fazem a diferença entre o sucesso ou fracasso de um negócio são as pessoas. Não são os instrumentos, os planos de negócios ou o capital. Às vezes, inclusive, capital em excesso é um problema tanto quanto a falta dele. Mas o que faz a diferença é a pessoa. A capacidade de a pessoa visualizar, se comprometer com seu projeto, aceitar que ela vai fracassar e aprender com esse processo ao longo do caminho. Mas saber que ao longo desse aprendizado ela vai construir sua capacidade empreendedora, sua musculatura emocional, porque você vai ter que lidar com muitos fatores que vão deprimir,  abalar de alguma maneira. Então você vai ter que encontrar o foco para se colocar para a frente.

No momento em que você tem uma ideia, tem que entender que precisa ser seu próprio CEO. E isso significa combinar criatividade, entusiasmo e otimismo. Esses valores são fundamentais. Você tem que acreditar no impossível!

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-sucesso-inspir...

Ricardo Bellino

Exibições: 59

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço