Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

OMC pede alternativas a barreiras à exportação de alimentos

Restrições de exportação são a causa principal dos recentes aumentos de preços dos alimentos no mundo, diz chefe da organização

Reuters |

 

As restrições de exportação são a causa principal dos recentes aumentos de preços dos alimentos no mundo, disse o chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC) neste sábado, acrescentando que os países precisam encontrar outras formas de assegurar a oferta doméstica.

O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, acrescentou que apenas alguns anos após a crise alimentícia de 2008, os crescentes preços do produto estão elevando a inflação global e gerando problemas sociais em muitos países.

 

Lamy disse que um fator por trás do movimento de alta é o clima ruim, mas que as restrições a exportações têm um grande papel também, sendo que muitos consideram esse o principal fator por trás do aumento de preços de 2008.

"As restrições de exportação levam a pânico aos mercados quando se vê os preços subindo em velocidade estelar", afirmou Lamy.

Lamy acrescentou que os países que impõem restrições o fazem em razão da necessidade de evitar que sua própria população passe fome, mas que há outras formas de evitar isso.

"A resposta para essa questão é uma maior produção de alimentos globalmente, mais redes sociais de segurança, mais ajuda alimentícia e, possivelmente, mais reservas de alimentos."

 

Exibições: 38

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço