Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ONG recicla jeans e cria peças fashion com resíduo têxtil.

Desde 1995, quando se instalou na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, a ONG Florescer faz um trabalho de responsabilidade social com crianças, jovens e adultos. Encontrou na reciclagem de tecidos, principalmente do jeans, e dos aviamentos, uma forma de manter suas atividades e criou, em 2003, o projeto Recicla Jeans.

Trata-se de uma parceria com a Prefeitura de São Paulo, com o Programa Bolsa Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento do Trabalho e Solidariedade (SDTS) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura). “Precisávamos ter uma renda que pudesse manter as atividades da ONG, relacionadas à educação das crianças e adolescentes, e que gerasse capacitação e trabalho para os moradores da comunidade”, explica a presidente Nadia Bacchi.

Das roupas às lembrancinhas de casamento

Os tecidos que chegam à ONG - doações de voluntários, resíduos têxteis e até mesmo peças que foram barradas no controle de qualidade das empresas - são desmontados. “Separamos tudo antes de iniciar o trabalho. A partir daí, as costureiras que participam do projeto criam as mais diversas peças de roupas como jaquetas, saias e vestidos; acessórios como bolsas; e produtos para decoração como pufes e colchas”, enumera Nadia Bacchi. Como o projeto aceita encomendas, a presidente comenta que já fez lembrancinhas de casamento, de nascimento e até de primeira comunhão.

As peças prontas seguem para o showroom, na própria sede da ONG, em São Paulo, onde são comercializadas, e para bazares. Eventualmente, participam de eventos para a divulgação do trabalho, como, por exemplo, da exposição Cow Parade - São Paulo, em 2010, com a Salomé, uma escultura em formato de fibra de vidro em formato de vaca toda decorada com retalhos e que ficou exposta no bairro do Morumbi.

O sucesso do trabalho com jeans é tanto que a ONG Florescer foi convidada também para participar de alguns eventos internacionais em países como Portugal, Itália e Espanha. “Chegamos a receber uma proposta para criarmos uma franquia no exterior. Mas não estávamos preparados para dar esse passo. Quem sabe no futuro”, avalia Nadia Bacchi.

Jaquetas são customizadas pelo projeto Recicla Jeans e ganham novo visual Foto: Divulgação

Jaquetas são customizadas pelo projeto Recicla Jeans e ganham novo visual
Foto: Divulgação

Fonte:Moda Terra


Exibições: 440

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço