Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os petistas são como rinocerontes predadores que devem ser contidos

Certa vez assisti a uma palestra do escritor Carlos Nejar na Associação Brasileira de Filosofia, com a presença da cineasta Carla Camurati, que verteu lágrimas de emoção, se não me falha a memória, após a bela palestra em defesa da liberdade como motor da criatividade artística. Causou-me boa impressão o poeta da Academia Brasileira de Letras, por sua eloquência e erudição.

Que não lhe faltaram em seu artigo publicado hoje no GLOBO. Foi buscar nas fantasias de Jorge Luis Borges inspiração para descrever os petistas que ameaçam nossa democracia hoje como rinocerontes chifrudos, como predadores com apetite insaciável e ambição desmedida. E conclui com uma contundência ímpar e corajosa para o meio da literatura, que raramente ataca o governo dessa forma:

Agora no segundo turno das eleições sabemos, com a luz do dia, os rinocerontes agrupados, no zoo de um partido, são o PT e aliados, novos bárbaros, que, com rara exceção, indóceis, buscam a retomada do poder nesses anos todos, não o bem da República, que desconhecem. Tendo a ganância corruptiva de engolir a Petrobras, para bolsos ávidos (diz a presidente que todos os partidos possuem corruptos, mas nenhum, como o dela), com uso da máquina a seu favor, desencadeando ruinosa e crescente inflação, com entusiasmo frenético pela incompetência administrativa, trazendo o fervor da mentira sob um velho fantasma, decadente, e mais, o PIB baixíssimo, o descuido do exterior, a cubanização do Estado, o ódio à classe média, extravio de dinheiro público em obras inócuas, o que era para a educação, saúde, cultura, estradas, cuidando muito de si mesmos, engordando patrioticamente.

Quem quase faliu o país nos quatro anos não tem condições de continuar. A “reeleição é corruptora”, assevera o ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa. E é o momento de unir forças pelo voto e enfrentar esses rinocerontes da coisa pública, aliando-se ao senador Aécio Neves, que é homem íntegro, capaz de, nesta hora, mudar o Brasil, junto à Marina, guerreira, que perdeu seu companheiro Eduardo Campos, em acidente até agora inexplicável. Há que arrancar a nação do caos, onde nos achamos, o fundo do poço. E deve lutar toda a oposição, como uma só alma. E um basta. Porque o tempo dos rinocerontes está acabado, exauriu. Basta sepultá-los! Capturando-os exatamente no lugar em que catam alimento ou saciam a sede. E a história deles é, sim, a história universal da noite.

Só posso aplaudir de pé um texto desses, e gritar “Bravo!”. É de escritores com essa visão de país que precisamos, não dos que se curvam covardemente diante do poder em busca de migalhas. As elites pensantes deste país precisam se unir e lutar contra um mal comum, que é o populismo, a demagogia, a corrupção, a visão míope dos que só querem pilhar e jamais construir uma nação.

Uma pesquisa apontou que para 43% dos eleitores os escândalos da Petrobras simplesmente não terão influência no voto. Como assim? Que país é esse? Que país é esse em que mais de 40% dos cidadãos não querem saber do maior esquema de corrupção já descoberto em nossa história? Que gente é essa que não liga para uma quadrilha instalada dentro da maior empresa brasileira, uma estatal que nos pertence a todos, para desviar mais de R$ 10 bilhões?

Em boa parte isso é fruto da mentalidade que uma elite apodrecida ajudou a criar ao longo das últimas décadas. Banalizaram a corrupção, culparam apenas o “sistema”, trataram os petistas com condescendência, pois são de esquerda, e portanto “nobres”, em uma visão maniqueísta de mundo que trata tudo que é de direita como indigno, monopolizando as virtudes para não debater meios.

É nesse contexto que tiro o meu chapéu para o grito de desabafo do poeta Carlos Nejar. Ah, se todos os demais escritores fizessem o mesmo…

Rodrigo Constantino

Exibições: 100

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 18 outubro 2014 às 9:23

   Banalizaram a corrupção, culparam apenas o “sistema”, trataram os petistas com condescendência, pois são de esquerda, e portanto “nobres”.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço