Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Palestra da Agência de Metrologia esclarece Leis da Etiqueta Têxtil



Campo Grande (MS) - Na noite de ontem (26), no auditório da Casa da Indústria, a diretora técnica da Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, Luciana Boni Cogo, ministrou a palestra “Lei das Etiquetas, Vestuário e Têxtil” para estudantes e empresários do setor do vestuário, tecelagem e fiação.

 

Na abertura do evento, Juliana Aparecida Fleury, integrante da diretoria do Sindivest/MS, destacou a ação do Sindicato. “Essa palestra é extremamente importante e necessária para todos nós que trabalhamos com muitos tecidos, pois vai ampliar a melhora no processo de montagem de uma etiqueta têxtil”, disse.

 

Além de explanar as especificações de uma etiqueta têxtil e os cuidados de conservação, Luciana Boni Cogo abordou a Resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) 02/2008 e a NBR 3758:2006.

 

Luciana especificou que, de acordo com as normas, os itens que devem fazer parte obrigatoriamente de uma etiqueta têxtil são: Marca ou Razão Social, CNPJ ou CPF, Composição (porcentagem de algodão, linho, viscose, etc.), Conservação (símbolos de conservação), País de Origem, e Indicação de Tamanho.

 

Durante a palestra a diretora técnica mencionou a importância da nota fiscal. “Quando visitamos os estabelecimentos comerciais para fiscalização, solicitamos a nota fiscal de determinado produto. Caso o lojista não a apresente no momento, ele tem um prazo de dez dias para a apresentação desta. E após três meses o Inmetro retorna ao estabelecimento para novamente fiscalizar”, explica.

 

A diretora comentou que na última fiscalização de uniformes escolares Mato Grosso do Sul foi o Estado com menor índice de erros em uma etiqueta têxtil. “Esse resultado é muito gratificante, porque mostra que nosso trabalho de orientação e fiscalização é eficiente. Na última operação especial ‘Volta às Aulas’ realizada em janeiro, nossos fiscais visitaram lojas e fábricas, onde foi comprovado o menor índice de erros nos uniformes escolares”, apontou.

 

Luciana Boni Cogo também apresentou a Portaria 166, de 8/04/2011, que aborda os procedimentos de fiscalização e coleta de amostras de produtos têxteis para a avaliação da fidedignidade das informações. O evento foi realizado pela Fiems e Sindivest/MS com o apoio da AEM/MS.

 

 

FONTE:  Portal Pantanal News 

Exibições: 240

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço