Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Parâmetros importantes para a proteção de vestuário contra o fogo

Parâmetros importantes para a proteção de vestuário contra o fogo

Por Interface

O ATPV – Arc Thermal Performance Value é um indicador que permite avaliar a isolação térmica de um determinado artigo, ou seja, se ele pode ou não pegar fogo. Em outras palavras, mensura em calorias por centímetro quadrado a proteção que o tecido oferece quando sujeito aos efeitos térmicos de um arco elétrico. Trata-se de um índice fundamental para avaliação de vestuários que garantem a segurança no trabalho, especialmente para atividades de risco.

O valor do ATPV mostra de forma aproximada a barreira conferida pela vestimenta, atestando a proteção que o tecido oferece, que é proporcional à gramatura do mesmo. Sendo assim, quanto maior a gramatura do tecido maior a proteção.

O HRC - Hazard Risk Category é outro parâmetro utilizado para determinar um vestuário de proteção seguro, apontando os níveis de risco aos quais os trabalhadores estão expostos. Quem trabalha com risco de situações de fogo súbito ou arco elétrico, no caso de plataformas de petróleo, por exemplo, se enquadra na categoria 2. A nota de corte mínima para vestuários dessa categoria é de 8 cal/cm2, mas o valor pode variar de 8 à 25 cal/cm2. Quanto mais alto ele for, maior a proteção oferecida pelo vestuário.

A Interface Engenharia Aduaneira é representante oficial da Arc Wear no Brasil e intermediária do processo de realização de testes de arco elétrico. Consulte a empresa para saber mais detalhes sobre o tema

Exibições: 109

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço