Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Para 48% dos consumidores situação financeira melhorou este ano

Para 48% dos consumidores situação financeira melhorou este ano

Por InfoMoney

Entre os consumidores da classe B, o indicador chega a 64%, enquanto na classe C é de 58%

Para 48% dos consumidores situação financeira melhorou este ano

SÃO PAULO - Uma pesquisa realizada pela Boa Vista, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), revelou que 48% dos consumidores brasileiros que a situação financeira melhorou este ano, na comparação com o ano passado.

Entre os consumidores da classe B, o indicador chega a 64%, enquanto na classe C é de 58%. O estudo foi realizado com 1.140 consumidores em todo o País.

Os entrevistados responderam ainda sobre a percepção da economia deste ano, apesar de afirmarem que a situação financeira melhorou, apenas 20% declararam que o cenário econômico este ano está melhor do que em 2012.

Analisando por classe social, a classe B é a mais crítica quanto a 2013: 50% dos respondentes dessa faixa de renda acreditam que a economia, em 2013, está pior do que 2012.

Para 2014, 39% acreditam que a situação financeira estará melhor depois da Copa do Mundo e das Eleições.

Natal

O estudo indicou ainda o comportamento dos consumidores em relação as compras de Natal. Pelos dados, 87% disseram que têm intenção de presentear na data festiva. A maioria (57%) deve gastar até R$ 50 por pessoa, com 34% presentes para 3 a 4 pessoas. Além disso, 68% afirmam que a ceia deste ano estará igual ou mais farta que a de 2012.

A maior parcela dos consumidores (74%) vai pagar suas compras de fim de ano à vista, em dinheiro (50%), com débito no cartão (37%), com cartão de crédito (9%) e por meio de carnê, boleto ou cheque (5%). Os 26% que pretendem parcelar afirmam que vão utilizar principalmente (82%) o cartão de crédito como forma de pagamento.

De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados declaram que pretendem quitar dívidas pendentes ou em atraso com o dinheiro do 13º salário e 67% que poupariam, se pudessem, uma parte ou todo esse dinheiro. Talvez por essa preocupação, a pesquisa constatou que 80% querem gastar menos dinheiro e que 74% têm planos de comprar menos presentes este ano.

“A constatação positiva dos consumidores em relação à sua situação financeira, acompanhada de um menor otimismo em relação à economia, sugere um comportamento de cautela dos consumidores, evidenciado pela propensão da maioria em pagar suas compras à vista, de gastar menos do que gastou em 2012, de quitar dívidas em atraso com recurso do 13º salário e de poupar, entre outras pistas indicadas pela pesquisa”, finalizou a pesquisa.

Exibições: 58

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 7 dezembro 2013 às 13:57

  Conversa para boi dormir , caro Petrúcio.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço