Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Para 55% dos empresários, reforma trabalhista criará mais vagas

Estudo da CNDL e do SPC Brasil mostra a visão dos empresários do setor de comércio e serviços sobre a reforma trabalhista. - Reprodução
Segundo a pesquisa, apenas 10% dos empresários acreditam que haverá redução na quantidade de postos de trabalho com a nova medida e 25,4% imaginam que a mudança não provocará alterações nesse sentido.

“Num momento em que a volta do crescimento ocupa o centro da preocupação nacional, é oportuno o debate sobre alguns dos pleitos que poderão dar mais dinamismo à economia brasileira, como a modernização do mercado de trabalho”, afirma o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Para ele, a legislação tal como está é mais uma barreira para quem empreende no País. “Assim como o peso da carga tributária torna o País menos competitivo e a insegurança jurídica restringe o crédito e o investimento, a rigidez de uma legislação trabalhista como a brasileira limita a oferta de trabalho. Precisamos superar esse entrave se quisermos enfrentar os problemas de produtividade no Brasil”, explica Pinheiro.

Não à toa, 54% dos empresários dos ramos do comércio e de serviços apoiam a medida que tramita no Congresso Nacional e que flexibiliza as contratações: 62,5% dos empresários acreditam que a modalidade do chamado “trabalho intermitente” poderá impulsionar a economia brasileira diante do atual quadro de dificuldades e aumento no corte de vagas.



O “trabalho intermitente” é uma nova modalidade de contrato de trabalho que adota o regime de hora móvel em lugar do regime de hora fixa, mas preserva os direitos trabalhistas proporcionais aos ganhos. Nesse modelo, a empresa tem a possibilidade de contratar funcionários para trabalhar em dias ou horas alternadas, pagando pela efetiva prestação de serviços.

De acordo com o levantamento, 32,5% dos empresários acreditam que a informalidade poderá ser reduzida, caso a medida seja regulamentada no Brasil.
“Alguns tipos de trabalho se enquadram melhor na lógica da jornada flexível, como prestadores de serviços e algumas áreas do comércio. É o caso, por  exemplo, de serviços de bares e restaurantes, cujo pico de movimentação se dá em horários específicos”, explica Pinheiro.

Segundo os empresários ouvidos para a pesquisa, as áreas que mais devem se beneficiar da atualização da legislação trabalhista são as atividades ligadas a serviços gerais (39,2%), bares e restaurantes (28,2%), comércio (28,2%), shopping center (27,3%), hotelaria (24,9%), supermercados (24,7%) e empresas que trabalham com montagem, instalação de equipamentos em eventos (24,2%).

Fonte: Portal NOVAREJO

Exibições: 62

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço