Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Paraná Business Collection impulsiona IndústrIa da moda no Paraná

Fonte:|.hnews.com.br|

Setor que emprega mais de 90 mil pessoas quer criar e reforçar marcas do Estado. Evento acontece de 22 a 26 de fevereiro, em Curitiba

A moda produzida no Paraná será o foco da quarta edição do Paraná Business Collection (PBC), que acontece de 22 a 26 de fevereiro no Cietep, em Curitiba. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário, e Sebrae-PR, o evento reunirá desfiles, showroom de negócios e uma programação paralela que inclui o 7º Prêmio João Turin, o Ciclo de Atualização em Moda, além de exposições, palestras, debates e uma oficina de moda.

“O setor está em crescente expansão, mas queremos tornar o Estado uma referência em moda. Queremos mostrar que o Paraná não produz somente roupas, mas sim moda. Somos um grande produtor de marcas, com produtos de altíssima qualidade”, diz Marcos Tadeu Koslovski, coordenador do Conselho e presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Paraná (Sivepar).

Dados do Departamento Econômico da Fiep mostram a dimensão da indústria têxtil e do vestuário no Estado. O polo de confecção do Paraná está entre os cinco maiores do Brasil, representando 7,7% do total de indústrias do setor do país. As 5.588 indústrias, a maioria micro e pequenas empresas, empregam mais de 90 mil trabalhadores, o que representa 6,74% de todos os empregados do setor no País. No Paraná, o setor é o segundo que mais emprega entre toda a indústria do Estado.

Um dos destaques da indústria paranaense é a descentralização da produção. Existem indústrias em todas as regiões do Estado, com destaque para a região Norte, que concentra mais de 2.300 empresas, representando 42% do total de indústrias do setor no Paraná. Também possuem alta concentração de empresas as regiões Noroeste (19,1%) e Metropolitana de Curitiba (15,17%).

Agregar valor para vencer a concorrência

O vestuário, assim como todos os setores da economia, foi afetado pela crise financeira mundial. “2009 foi um ano atípico para a economia. Não podemos negar que fomos atingidos, mas estamos nos recuperando gradativamente”, afirma Koslovski. Ele destaca que para se reerguer e também para vencer a forte concorrência dos produtos chineses, a indústria do Paraná investe em inovação para agregar valor aos produtos locais, fortalecendo marcas já existentes e dando subsídio para a criação de novas grifes.

“O Paraná tem um potencial gigantesco no cenário regional, nacional e internacional da moda. Além da inovação e preocupação com a qualidade, o que diferencia os empresários paranaenses é a união entre os nove sindicatos do setor para o fortalecimento da indústria”, ressalta.

Os sindicatos representam todas as regiões do Estado: Sivepar, Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba), Sinvespar (Sindicato do Vestuário do Sudoeste do Paraná), Sinveste (Sindicato do Vestuário de Cianorte), Sivale (Sindicato do Vestuário de Apucarana), Sindvest (Sindicato do Vestuário de Maringá), Sinditêxtil (Sindicato de Fiação e Tecelagem), Sindicouro (Sindicato de Artefatos de Couro) e Sindwest (Sindicato do Vestuário do Oeste do Paraná).

Marcos Koslovski acredita que o PBC contribui para o aumento da visibilidade da produção paranaense. “O showroom de negócios atrai compradores de vários estados. Em 2009, tivemos a participação de 25 marcas paranaenses, que movimentaram mais de R$ 5 milhões em negócios fechados e prospectados”, diz, ressaltando que para 2010 já estão confirmados 48 expositores. “Se seguirmos a tendência de crescimento, em relação aos anos anteriores, vamos ultrapassar R$ 10 milhões em negócios”, destaca Koslovski.

PBC 2010

O Paraná Business Collection acontece de 22 a 26 de fevereiro, em Curitiba. Esta será a primeira vez que o evento será focado na coleção de inverno. Treze marcas e estilistas paranaenses lançam suas coleções na passarela do PBC: Jefferson Kulig, Lafort Collection, Fábio Bartz, Lucia Figueredo, Sinistra, Picnicdelefante, Basic, Raffer, Chita Brasil, Joyful, Basic e Silmar Alves. A programação completa dos desfiles pode ser conferida no site http://www.paranabusinesscollection.com.br.

Exibições: 63

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço