Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Parceria garante oficina de moda em presídio feminino

Fonte:|fisepe.pe.gov.br|

Numa parceria entre a Secretaria de Ressocialização e a Prefeitura da Cidade do Recife, a Colônia Penal Feminina promoveu a oficina Moda em Foco. O evento, parte integrante da 3a Semana de Fotografia da Cidade, teve como objetivo descentralizar e incluir reeducandas em projeto inovador desenvolvido naquela unidade prisional.

Como parte da proposta da oficina, foi apresentado às alunas o universo da fotografia de moda por meio de imagens, vídeos e da prática fotográfica. Nas aulas práticas, foram repassadas noções básicas de iluminação profissional, enquadramento e direção de modelo, e vivenciado o passo a passo deste tipo de produção no mercado de beleza. O evento culminou na apresentação em telão de todos os ensaios realizados durante a semana.

Para o secretário-executivo de Ressocialização, Humberto Vianna, “o êxito dessa parceria com o município é o reflexo de que é possível, tanto por meio de cursos profissionalizantes, como através de eventos culturais, criar oportunidades que mostrem às detentas formas de recuperação da autoestima e do interesse na participação de atividades produtivas”. Vianna informou que todas as ações e convênios que beneficiem a população carcerária estão inseridos nas diretrizes do Pacto Pela Vida.

A reeducanda, Isadora Marco, 19 anos, cumpre pena por tráfico. Desde que soube da realização do evento, passou a se interessar pelos cursos de maquiagem e fotografia. “Gostei muito dos trabalhos que foram desenvolvidos aqui e quando sair pretendo investir na carreira de modelo”, afirmou. Para Maria Nativa da Conceição, 54 anos, recolhida há pouco mais de dois anos por homicídio, a chegada da Oficina da Moda trouxe muita alegria à Colônia Penal. “Sinto-me feliz em participar e aprender um pouco de tudo. Minha ideia é fazer bom uso dos ensinamentos que estou recebendo aqui para o momento em que conquistar a liberdade”.

A Colônia Penal Feminina do Recife - CPFR, conhecida também como Bom Pastor, conta com 150 vagas, mas hoje acolhe cerca de 575 mulheres. O estabelecimento funciona em regimes fechado e semiaberto. As visitas familiares são realizadas aos domingos.

Exibições: 93

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço