Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Participar de concorrência pode ser um risco ou uma oportunidade

escrito por Fábio Campos Fatalla, engenheiro e diretor da Interface Engenharia Aduaneira

Contratar uma assessoria técnica na área de engenharia aduaneira é uma missão que exige muita responsabilidade. É um relacionamento entre que vai durar bastante tempo e no dia a dia exige parceria e muita sintonia entre os dois lados da mesa. Tendo em vista a importância de uma assessoria eficaz para o sucesso da empresa, promover uma concorrência é bastante salutar.

Deveria então iniciar uma relação de respeito e confiança de ambas as partes durante todo o processo, com o convite para os fornecedores participarem da concorrência, a análise profissional das propostas recebidas e, finalmente, a escolha criteriosa da vencedora e uma devolutiva para as que não ganharam a concorrência.

Mas isso nem sempre acontece no mercado. A falta de regras claras nas empresas para contratações abre uma brecha para a prática de condutas anticompetitivas, mascarando situações de protecionismo, facilitando julgamentos particulares e violando a transparência do processo como um todo.

Para modificar este panorama, os comandantes das empresas deveriam elaborar seus manuais internos de conduta, visando facilitar o cumprimento das regras básicas concorrenciais. Num grau mais sofisticado, podemos falar em Programa de Compliance Concorrencial, por meio do qual se estabelece mecanismos internos para que sigam as regras estabelecidas, propiciando a adoção de medidas e rotinas para a detecção de violações de forma rápida e eficiente.

Adotando essas práticas, todo mundo que participa de uma concorrência sai ganhando, mesmo quem perde.

Exibições: 74

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço