Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Passo a passo: Como costurar um bolso chapado

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

 

Na série “passo a passo de costuras” já falamos sobre montagem da Gola Social e do Punho. Hoje, veremoscomo costurar um bolso chapado ou o bolso simples, muito utilizado em calças jeans e camisas sociais. Vamos lá?!

 

PASSO 1

Costure a barra do bolso na Galoneira se for malha e na Máquina Reta se for tecido plano, respeitando os piques que indicam a largura da dobra na boca do bolso.

Barra do bolso costura na Galoneira

 

PASSO 2

Com o uso de um gabarito e um ferro de passar vinque a margem de costura do bolso para o lado interno (avesso). Para tecidos que não permitem ser vincados utilize o gabarito e um giz de alfaiate, riscando a volta do gabarito no lado direito do tecido (isso servirá como guia para dobrar o tecido e costurá-lo).

Marcação das costuras laterais do bolso

 

PASSO 3

Na terceira etapa de como costurar um bolso chapado localize os piques na peça, colocando as pontas da boca do bolso sobre as marcações, cobrindo o furo da peça e centralizando o bolso corretamente.

Descrição: Marcação dos bolsos na peça

 

PASSO 4

Inicie a costura sobre o contorno do bolso, bem rente à sua borda. Se desejar realizar uma costura dupla, você pode retornar costurando a borda utilizando a largura do calcador.

Descrição: Bolso costurado

 

PASSO 5

Reforce a costura lateral da boca do bolso com um breve pesponto, largo apenas no comprimento da barra, ou utilize a máquina Travete para realizar a costura de reforço. Essa etapa é importante para que o bolso não rasgue quando exigido em sua função real.

Descrição: Reforço da costura na barra do bolso

 

Pronto! Você já sabe como costurar um bolso chapado. Que tal, agora, aproveitar para fazer download grátis de alguns moldes de saias? Clique aqui

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

Exibições: 162

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço