Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Patrimônio urbano tem mudança em Jundiaí - Tecelagem Japy / Companhia Fiação e Tecelagem Abib Aizen

Construtora recupera fachada histórica na Ponte  enquanto conselho estadual veta obra de antiga fábrica


Com quase 400 anos, Jundiaí é uma das (poucas) cidades brasileiras que convivem com a questão do patrimônio histórico urbano em seu cotidiano. E vive atualmente dois casos opostos.
Na Ponte São João, parte da fachada da antiga Companhia Fiação e Tecelagem Abib Aizen foi recuperada nas obras do condomínio Espaço & Vida, das empresas Brookfield, Santa Ângela e Torrear.

 


>> Parte da fachada da antiga Companhia Fiação e Tecelagem Abib Aizen

 

Já na Vila Arens, um projeto parecido na construção da torre do Residenziale Fontana na área da antiga Fábrica e Tecelagem Japi,  foi vetado pelo Condephaat (Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio) para a PDG Goldfarb.

 

>> Fota da antiga Tecelagem JAPY

Na prática, a empresa deverá refazer o projeto e aprová-lo no conselho estadual porque o lugar está entre os 200 pontos da cidade apontados como bens de interesse pelo Compac (Conselho Municipal do Patrimônio). “Fui o relator da análise do processo, que teve um debate duríssimo entre os conselheiros.
A restauração da fachada lateral da rua Lacerda Franco foi aprovada, mas o projeto do edifício deve sofrer modificações e um dos caminhos talvez seja propor um concurso aberto em parceria com o IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil)”, comenta o arquiteto especializado Eduardo Carlos Pereira, que também é ex-presidente do conselho municipal.
Ambos são pontos de referência em Jundiaí. A fábrica têxtil da Vila Arens, de 1913, já abrigou supermercados. E a fábrica da Ponte São João, da Companhia Abib Aizen em 1928, produziu fios e sacarias de algodão e chegou a ter 600 empregados até fechar na década de 1970. As chaminés de ambas são protegidas em lei do ex-vereador Rolando Giarola.

FONTE: REDE BOM DIA

Leia mais em: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/34566/Patrimonio+urban...

Exibições: 1852

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço