Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Uma coisa que tem chamado a minha atenção é a quase completa ausência do tema privatização nesse debate todo sobre os infindáveis escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras. Já escrevi aqui que não temos o Valão justamente porque a Vale foi privatizada, ou quase isso (o governo ainda interfere muito por meio dos fundos de pensão).

Na sessão de carta dos leitores do GLOBO de hoje, logo a primeira mensagem, em destaque, falava sobre isso:

Petrobras corrupção

 

O leitor Mário Filho está correto, claro. Países com o setor de petróleo nas mãos da iniciativa privada funcionam de forma muito melhor do que aqueles com estatais monopolistas. O “ouro negro” é ainda mais estratégico para os americanos do que para nós, mas nem por isso eles possuem uma PetroUSA ou algo do tipo.

Ao contrário: são mais de 30 empresas privadas no setor de óleo e gás competindo livremente. E por isso há tanto dinamismo e agora uma legítima revolução energética com o “shale gas” e a tecnologia de “fracking”, permitindo um salto de produção e a quase autossuficiência daquela região.

O PT tem culpa no cartório por ter montado uma quadrilha dentro da estatal, um verdadeiro sistema de corrupção. Mas só conseguiu fazer isso pois era uma estatal. E quase ninguém mergulha no cerne da questão no debate, disposto a abandonar velhos ranços ideológicos para debater como efetivamente resolver ou mitigar muito esse risco de corrupção na frente. A saída é privatizar, sem dúvida.

Rodrigo Constantino

Exibições: 60

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço