Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Petróleo volta a fechar no vermelho em Nova York e Londres

 

Os preços do petróleo voltaram a retroceder nesta sexta-feira em Londres e Nova York após uma sessão volátil, prolongando a queda de quinta-feira, apesar de uma aceleração da criação de empregos nos Estados Unidos.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em junho fechou em 97,18 dólares, em queda de 2,62 dólares em relação à quinta-feira.

Na semana, o WTI perdeu 16,75 dólares, ou 14,7% em relação ao fechamento de sexta-feira passada.

Após superar na sessão os 102 dólares, sustentado por dados de emprego melhores do que o esperado, o tom negativo da semana venceu finalmente no fechamento.

No IntercontinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento perdeu 1,67 dólar, a 109,13 dólares.

"Os indicadores econômicos fracos desta semana realmente cortaram o impulso ao mercado", observou Matt Smith, da Summit Energy.

"Os números mensais de emprego foram melhores do que o esperado em termos de criação de emprego, mas a alta da taxa de desemprego evidentemente não é uma coisa boa", acrescentou o analista.

No início, o mercado petroleiro reagiu positivamente a esses dados tão esperados, concentrando-se nos 244 mil empregos criados em abril e apagando uma parte das perdas consideráveis registradas na quinta-feira, de cerca de 10 dólares.

Mas a taxa de desemprego subiu após quatro meses de queda, a 9,0%.

Antes da publicação destes dados, a cotação do WTI havia chegado a 94,63 dólares. A poucos minutos do fechamento e do fim de semana, o preço do barril, que se estabiliza, caiu drasticamente.

"Após passar boa parte do dia tentanto se recuperar, o mercado encalhou, voltando ao nervosismo", constatou Tom Bentz, da BNP Paribas.

O euro, que acentuou sua queda perante o dólar ao fim da sessão, não ajudou, segundo o analista, já que o fortalecimento da moeda americana afeta os ativos cotados em dólar.

Os analistas estão divididos sobre o significado da queda de quinta-feira, a segunda maior em dólares que o WTI já registrou em uma sessão, segundo a Barclays Capital.

"A queda de ontem certamente retirou uma importante porção do prêmio de risco que acreditamos que estava incluído nos preços do petróleo, o que sugere que a continuação da queda pode ser limitada a partir destes níveis", estimaram analistas do Goldman Sachs, vozes influentes nos mercados de matérias-primas.

 

 

FONTE: AFP

 

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço