Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Possibilidade de uso de crédito de PIS e COFINS

Possibilidade de uso de crédito de PIS e COFINS

Conceito mais amplo foi aplicado ao item "insumo"

Fonte:incorporativa

Em recente decisão proferida pela 1ª Turma, onde o relator foi o desembargador Joel Ilan Paciornik, foi aceita a tese de um contribuinte que alegou tratar-se de insumo em seu processo produtivo os seguintes itens: serviços de logística de armazenagem, expedição de produtos e controles de estoques.

Tendo em vista que a legislação aplicada até o presente momento não define o conceito de insumo, o Tribunal entendeu por bem, aplicar o conceito mais amplo, contido na legislação de Imposto de Renda e não aquela aplicada até o momento pelo fisco, mais restritiva, prevista na lei de IPI.

A legislação do imposto de renda define insumo, como gastos que, ligados inseparavelmente aos elementos produtivos, proporcionam a existência do produto ou serviço, o seu funcionamento, a sua manutenção ou seu aprimoramento. Sob esse ângulo de visão, o insumo pode integrar todas as etapas que resultam no produto ou serviço ou até mesmo as posteriores, desde que seja imprescindível para a cadeia produtiva.

Os contribuintes, a partir de agora, deverão buscar seus direitos na justiça para que consigam a aplicação do conceito mais amplo de insumo, desde que consigam provar, inclusive através de perícia técnica, que tais procedimentos, produtos ou serviços são imprescindíveis no processo produtivo da empresa.

A essencialidade dos serviços ou produtos no ciclo de produção faz-se primordial para que se tenha êxito na ação judicial.

Caso seja comprovado que os produtos ou serviços utilizados na produção são efetivamente insumos, o contribuinte poderá se restituir dos valores pagos indevidamente, por meio de precatório ou compensação.

O Tribunal conferiu ainda, a possibilidade de atualização pela Selic dos valores pagos indevidamente nos últimos cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação, a partir de cada recolhimento.

 

Exibições: 91

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço