Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Prateleiras inteligentes otimizam operação de supermercados e “conversam” com consumidor

Equipamentos fornecem dados como perfil dos consumidores, produtos mais vendidos e horário com maior movimento, além de auxiliar na reposição de produtos.

O cliente retira um produto da prateleira e, em seguida, display interage com ele sugerindo outro item para complementar a compra ou mostrar as informações nutricionais se for um produto alimentício ou ainda chamar para uma promoção. O que é uma experiência diferenciada para o consumidor, para os varejistas e fornecedores significa acesso a dados como o perfil do público de sua loja, os produtos mais comprados ou a posição mais privilegiada na gôndola.

LEIA MAIS
Corredor de frios mapeia clientes em tempo real na Walgreens

Estes são algumas das funcionalidades da ‘prateleira inteligente’  desenvolvida pela Sensormatic Solutions em parceria com a Equipa PDV. As prateleiras foram programadas para otimizar a operação de supermercados e melhorar a experiência dos consumidores, por meio de sensores e telas inseridos nas gôndolas para trazer inteligência ao negócio.

Pusher

Além de tornar a experiência do cliente com menor fricção ao trazer automaticamente os produtos para a ponta da prateleira, o hardware ajuda no controle de estoque. O Pusher serve para contabilizar os itens que foram retirados das geladeiras e gôndolas.

“Uma notificação é enviada ao sistema na nuvem para alertar quais e quantos itens estão faltando e precisam ser repostos. O supermercadista, então, pode melhorar a disposição de produtos”, explica Sérgio Thomé, diretor Comercial da Sensormatic.

Tela LED

As telas instaladas deixam os produtos expostos mais atrativos visualmente e apresentam mídias relevantes para os clientes. O apelo visual é feito com animações. As faixas de LED podem exibir preço, valor nutricional, promoções, informações sobre o fabricante e, depois que o produto é retirado da prateleira, o equipamento pode exibir uma mensagem de agradecimento. O conteúdo pode ser desenvolvido pela Sensormatic ou pela contratante.

Reconhecimento facial

A geladeira inteligente usa a tecnologia para indicar o gênero e faixa etária de quem está comprando, ou considerando comprar, os produtos. A funcionalidade está disponível apenas para os refrigeradores.

Geladeira inteligente promove produtos da Vigor .

Dados em tempo real

Todos as funcionalidades do produto geram dados relevantes que serão usados pelo varejista para melhorar sua operação. A solução permite conhecer o público da loja, produtos mais vendidos, período de maior consumo e melhor forma de organizar os produtos. O varejista recebe um relatório ou acesso ao sistema para acompanhar os dados em tempo real.

Quem pode contratar a solução?

O produto pode ser contratado por varejistas e fornecedores que procuram mais exposição de sua marca. No segundo caso, as empresas contratam espaços exclusivos nos supermercados. Para o varejista, o equipamento “melhora a atratividade no momento da compra, a experiência de venda e também pode impulsionar mais vendas a partir de uma melhor exposição dos produtos”, diz Thomé.

https://static.portalnovarejo.com.br/wp-content/uploads/2019/05/WhatsApp-Image-2019-05-08-at-15.25.25-1-237x422.jpeg 237w, https://static.portalnovarejo.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Wha... 720w" sizes="(max-width: 350px) 100vw, 350px" />

Crédito: Divulgação

Quem já usou a solução?

RedBull, PepsiCo e Vigor estão entre as que contrataram a solução. A fabricante de energéticos fez uma ação na loja do Pão de Açúcar da rua Teodoro Sampaio, em São Paulo. A empresa locou uma ponta de gôndola para uma campanha de carnaval. Já a PepsiCo usou a solução para promover produtos da marca Doritos.

Duas geladeiras inteligentes estão sendo usadas pela Vigor para promover seus produtos e expor sua marca.

https://portalnovarejo.com.br/2019/05/empresas-de-tecnologia-desenv...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 155

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço