Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Prazo para a instalação obrigatória do rastreador de veículos é prorrogado

Prazo para a instalação obrigatória do rastreador de veículos é prorrogado

Por InfoMoney

SÃO PAULO - O prazo para instalação obrigatório do sistema de monitoramento e antifurto nos veículos novos foi adiado. A medida se arrasta desde 2007 e estava previsto para 15 de agosto, porém foi prorrogado para janeiro de 2013, quando 20% dos automóveis e caminhões novos, produzidos no País, terão de ter instalado o sistema de bloqueio de rastreamento SIMRAV (Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos).

Os demais veículos serão implantados gradualmente até janeiro de 2014, quando termina o prazo. Para os automóveis e caminhões já fabricados, a instalação será optativa, mas aqueles que tiverem interesse em obter o sistema deverão contratar uma empresa privada.

Críticas

A medida do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) foi questionada judicialmente pelo Ministério Público Federal, porque os equipamentos de antifurto e rastreamento dos veículos podem ser monitorados, independente da autorização do proprietário. Além de as montadoras estarem relutantes em instalar o acessório antifurto, pois ele elevaria o valor do veículo em cerca de R$ 600.

A Proteste Associação de Consumidores critica a determinação, principalmente, por tirar a liberdade do consumidor de escolher se quer ou não adquirir o equipamento. Também considera gerar gastos desnecessários, já que não impede o roubo, e indevido, como no caso do “kit-socorro” que obrigava o proprietário ter um estojo de primeiros socorros dentro do veículo.

 

Exibições: 57

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço