Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Premiada, Greco Design prepara comemoração dos 20 anos

Empresa coleciona vários prêmios recebidos dentro e fora do Brasil.

img
Projeto de sinalização do Memorial Brumadinho rendeu “ouro” no BDA | Crédito: Rafael Motta

Considerado um dos mais importantes escritórios do Brasil, a Greco Design abre 2024 comemorando os ótimos resultados do ano passado, traduzidos na forma de vários prêmios recebidos dentro e fora do Brasil, e projeta o aniversário de 20 anos a ser comemorado no ano que vem.

A premiação mais recente, recebida em dezembro de 2023, foi o Grand Prix (o prêmio máximo da noite) e o ouro no BDA – Prêmio Brasileiro de Design (Abedesign), pelo projeto de sinalização do Memorial Brumadinho. O projeto foi inaugurado na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em homenagem aos quase 300 mortos do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, de responsabilidade da mineradora Vale, em 2019.

Além disso, foram conquistadas duas medalhas de prata: uma pelo projeto de Sinalização da Arena MRV e outra pela sinalização e exposição do Centro de Referência do Queijo Artesanal, ambos em Belo Horizonte; e uma medalha de bronze pelo estande que representou Minas Gerais no World Travel Market Latin America. A feira, realizada na cidade de São Paulo em abril de 2023, é o principal evento da indústria de viagens e turismo da América Latina.

Fundada pelo designer belo-horizontino Gustavo Greco, a empresa começa o ano com vários projetos em andamento e outros contratados. Um dos que tem começo imediato é em parceria com a ONG Fa.Vela e o projeto Canto da Rua.

“2023 foi muito bom, além das premiações, espaço para colocar para o mundo o que a gente acredita para a nossa profissão. Cada prêmio é uma forma de mostrar a maneira da Greco fazer design. Nossos projetos são sempre feitos para alguém, não ‘pra gente mesmo’. Isso exige uma certa ousadia. Vivemos em um mundo com questões cada vez mais urgentes e o design não é neutro. Nossos últimos três grandes prêmios falam de questões sociais, mesmo que sutilmente. Isso demonstra o nosso propósito. Fizemos o projeto de identidade e sinalização do Memorial Brumadinho. ‘Aquilo’ não é uma coisa comum, é o design expressando algo com muito respeito, calma, delicadeza. O silêncio é um ponto muito importante nesse projeto”, afirma Greco.

Pouco antes, em novembro, o projeto do Memorial foi agraciado com o Design for a Better World Award 2023, em Curitiba. Esta iniciativa do Centro Brasil Design destaca projetos de design que impactam a sociedade de maneira positiva em busca de um mundo melhor.

Greco Design leva propósito também para a gestão

Entre as novidades de 2024 está a adoção da semana de quatro dias. O escritório participa de um grupo de 22 empresas de quatro diferentes estados que se propuseram a fazer a mudança a partir de fevereiro.

Estudo realizado pela Perpetual Guardian, empresa da Nova Zelândia, trouxe os seguintes resultados após analisar trabalhadores da sua equipe que trabalhavam 4 dias na semana, durante um período de testes em 2018:

  • 7% de redução no índice de estresse;
  • 5% de aumento de satisfação geral com o trabalho;
  • 78% de equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional (antes, na semana de 5 dias, a taxa era de 54%.

“Teremos 80% da jornada, com 100% da produtividade e 100% da remuneração. Estudos mostram que a jornada reduzida traz equilíbrio para a vida das pessoas e isso as torna mais produtivas. É uma questão de bem-estar com resultados também econômicos. Além disso, existem outros benefícios como a diminuição da nossa pegada de carbono”, destaca.

Ao mesmo tempo, a Greco Design também começa a preparar a comemoração dos 20 anos, que serão completados em 2025. A primeira ação é a edição de um livro que vai contar a história da empresa a partir dos trabalhos feitos em Belo Horizonte. O texto ficará por conta do escritor e arquiteto Flávio Carsalade.

“Vamos fazer um Guia de BH através do olhar da Greco Design. Isso mostra que atuamos na cidade com profundidade. O design está na nossa vida o tempo todo. É uma disciplina transversal e que atravessa a nossa vida o dia inteiro. Designer é uma profissão do cotidiano. O mais importante é entender que investir em design é investir em resultados. Deixamos evidente a história, o motivo e os diferenciais daquele produto ou marca”.

https://diariodocomercio.com.br/wp-content/uploads/2024/01/A1B-5_Arena-MRV-300x157.jpg 300w, https://diariodocomercio.com.br/wp-content/uploads/2024/01/A1B-5_Ar... 768w, https://diariodocomercio.com.br/wp-content/uploads/2024/01/A1B-5_Ar... 150w, https://diariodocomercio.com.br/wp-content/uploads/2024/01/A1B-5_Ar... 1200w" sizes="(max-width: 1024px) 100vw, 1024px" />


A Greco conquistou “prata” pelo projeto de sinalização da Arena MRV | Crédito: Rafael Motta

Greco aposta em parcerias e identidade sem perder a criatividade

Ao longo dos anos o escritório estabeleceu e consolidou parcerias. A principal delas, talvez, seja com a Gustavo Penna Arquiteto & Associados.

“Sou um adepto das parcerias, amo chamar pessoas de fora para participar dos projetos. Acredito em múltiplos olhares. Gustavo Penna é o parceiro mais antigo e frequente. É um mestre que me ensinou muitas coisas. A gente se entende quase por telepatia. Ele captou muito cedo o valor do design na arquitetura. A gente já começa os projetos juntos. Isso é muito valioso. O projeto mais recente foram as peças para a celebração dos 50 anos da carreira dele. O primeiro foi um cartão de visitas dele há 20 anos. É muito legal ver os times trabalhando juntos”.

Mesmo com escritório em São Paulo, o designer não tem planos de se mudar ou transferir a sede da empresa para fora de Belo Horizonte. Sobre o design mineiro ele diz que qualquer tentativa de defini-lo seria apenas uma redução incapaz de falar sobre a criatividade e a originalidade do que foi e ainda será produzido no Estado.

 “É fundamental não definir. Toda vez que a gente tenta traduzir uma expressão genuína de qualquer lugar – ainda mais um lugar como Minas Gerais -, corremos o risco de criar uma caricatura e enfraquecer a identidade. O mais legal é falar da criatividade do nosso povo. Em Minas fazemos design para qualquer lugar. Por isso escolhemos ficar aqui. Não quero mudar daqui e sim mudar o aqui”, completa o fundador da Greco Design.

Daniela Maciel Daniela Maciel

https://diariodocomercio.com.br/negocios/premiada-greco-design-prep...

https://diariodocomercio.com.br/negocios/premiada-greco-design-prep...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 22

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço