Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Projeto Libélula : proposta do projeto é resgatar a dignidade e auto-estima de mulheres carentes através da moda

 

Fonte : [ www.abest.org.br ]

 

A estilista Cecília Echenique sempre acreditou que, se tinha o papel de criar coisas novas para o mundo, deveria aproveitar a oportunidade para melhorá-lo. Foi assim que surgiu o Projeto Libélula, desenvolvido para resgatar a dignidade e auto-estima de mulheres carentes através da moda,

 

O Projeto Libélula beneficia cerca de 30 mulheres dos 25 aos 60 anos carentes de trabalho e de perspectivas, proporcionando a elas uma colocação no mercado de trabalho. Com retalhos doados pelas empresas Santa Constância, Poko Pano, Thorrè e Cecília Echenique (uma quantidade imensa de tecidos que, de outra forma, iriam para o lixo), as novas artesãs aprendem a técnica para a produção da libélula – uma espécie de patchwork que envolve corte, costura, bordados e customização – e constroem peças ecologicamente responsáveis, gerando uma fonte renda para si e suas famílias.

Como um impulso à iniciativa, Cecília Echenique convidou mulheres reconhecidas profissionalmente e formadoras de opinião para apadrinhar o Projeto Libélula. Constanza Pascolato, Silvana Bertolucci, Laura Wie, Raquel Silveira, Simone Monte, Paula Arroba, Fabiana Torres, Tatiana Pilão, Papjana Serratti, Olivia Tabet e a própria Cecília são as madrinhas, time de peso que veste e exibe as coleções do Libélula, disponíveis para a venda nas lojas com o selo Libélula.

Todas as etapas de produção e capacitação das novas profissionais têm acompanhamento psicológico, de conscientização ambiental, controle de qualidade e o financiamento monetário. Assim como as roupas, as embalagens e etiquetas utilizadas – que levam o nome da artesã responsável – são totalmente desenvolvidas com materiais reciclados, e a renda obtida é dividida entre todos os membros da equipe de produção.

O Projeto Libélula foi desenvolvido de acordo com a Lei do Comércio Justo, que está sendo trazida para o Brasil pela ONG Visão Mundial. Atualmente, ele é realizado em Pouso Alegre, MG, com o apoio da prefeitura de cidade, e a intenção é expandi-lo a todos os estados brasileiros.

Onde encontrar:

Cecília Echenique: www.ceciliaechenique.com.br
Poko Pano: www.pokopano.com.br
Santa Constância: www.santaconstancia.lecom.com.br
Thorrè


Serviço:
Cecilia Echenique
Rua Peixoto Gomide, 1756

Galeria de Fotos:
 
 


veja tambem anterior 1/57 próximo
anterior 1/57 próximo


Exibições: 435

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço