Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Protecionismo leva marcas de luxo a deixarem Argentina.

Grifes famosas como a francesa Louis Vuitton, a joalheria Cartier e a Maison Polo Ralph Lauren estão abandonando a Argentina

Avenida Alvear no bairro da Recoleta em Buenos Aires, Argentina

Avenida Alvear no bairro da Recoleta em Buenos Aires, Argentina (Juan Mabromata/AFP)

Grifes famosas como a francesa Louis Vuitton, a joalheria Cartier e a Maison Polo Ralph Lauren estão abandonando a Argentina por causa das barreiras que o governo de Cristina Kirchner está impondo às importações.

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta terça-feira informa que representantes da marca Loius Vuitton confirmaram aos clientes que, na próxima sexta-feira, a única loja de Buenos Aires fechará as portas, "até o regresso de um período mais favorável no país". De acordo com a reportagem, a Louis Vuitton pagou indenização a seus funcionários e planeja abrir uma loja em Punta Del Este, no Uruguai, um dos balneários preferidos dos argentinos para o verão. 

Na quinta-feira, a joalheria Cartier também anunciou que permanecerá no país somente até 31 de outubro. Em agosto, a Maison Polo Ralph Lauren, vizinha da Louis Vuitton e da Cartier na famosa Avenida Alvear, espécie de Quinta Avenida portenha, suspendeu as operações das três lojas, mas disse que a medida é temporária e que tem intenção de continuar a operar no país. A Ralph Lauren atribuiu o fechamento às dificuldades para importar seus produtos. Em dezembro, a Yves Saint Laurent, que operava no país havia 30 anos, e a Escada deixaram a Argentina.

Cenário - O divisor de águas para as empresas foi o secretário de Comércio, Guillermo Moreno, ter assumido o controle das importações argentinas. A partir de fevereiro, quando foi adotado o sistema de Declarações Juramentadas Antecipadas de Importação (DJAI), endurecendo os controles sobre as importações, outras grifes se uniram à lista, encabeçada pela Empório Armani, há três anos. 

A Calvin Klein teve de deixar de vender sua linha de roupa íntima e a Chanel tem tido dificuldades para atualizar suas novas coleções a cada temporada. Todas as marcas de luxo estão com estantes vazias ou desatualizadas. Grifes argentinas também foram obrigadas a fechar as portas por falta de insumos, como a Tissage, de roupas femininas, que usa tecidos importados.

Outras grifes menores também estão fechando as portas com dificuldades de importar tecidos. "Não estava disposta a substituir o material por similar nacional, como exige o governo, pois isso significaria mudar o meu estilo, o caimento das peças que desenho e todo o movimento delas", justificou uma estilista argentina que não quis se identificar - ela fechou cinco lojas no país.

Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/economia/grifes-deixam-argentina-c...

Exibições: 455

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de clenir costa em 27 setembro 2012 às 21:39

TEMPO DE MUDANÇAS.....

 

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço