Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Quer impulsionar as pequenas? Procompi lança 42 novos projetos para MPEs

Os novos projetos tem foco em temas relacionados à neoindustrialização e são voltados para o desenvolvimento de micros e pequenas indústrias.Conceito de proprietário de pequena empresa. Homem com moeda dourada no fundo do prédio. Empreendedor perto de loja, mercado ou loja. Educação financeira e ocupação. Ilustração em vetor plana de desenho animado

O Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústria... lançou 42 novos projetos para apoiar o crescimento de micros e pequenas indústrias (MPEs). O programa é fruto de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

O ciclo atual do Procompi (2023-2026) prevê um investimento de R$ 24 milhões em projetos voltados para as MPEs. A primeira etapa do programa foi lançada em 2023. Já em setembro de 2024, foi aberta a segunda chamada para seleção de novos projetos.  

Na última sexta-feira (6), foram divulgados os projetos aprovados em 14 estados: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Maranhão (MA), Minas Gerais (MG), Paraíba (PB), Rio Grande do Norte (RN), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO) e Tocantins (TO). 


"O país está voltando a investir no setor industrial como principal motor do desenvolvimento econômico. O Procompi vem para se unir a esses esforços e contribuir para o desenvolvimento de uma indústria mais inovadora, digital e verde, por meio de novos projetos em 2025", afirma Suzana Peixoto, coordenadora do Procompi pela CNI. 


De 2000 a 2021, o programa beneficiou quase 9 mil empresas. Cerca de 60% dessas empresas implementaram ações de inovação, enquanto 34% conseguiram reduzir custos.  

Com a segunda chamada, o programa busca maior alinhamento às estratégias de desenvolvimento estabelecidas nas políticas de neoindustrialização. "O Procompi também vem trabalhando o tema da liderança feminina. Nesse novo ciclo de projetos, seis estados vão preparar líderes e gestoras mulheres nas mais modernas estratégias e tecnologias para uma condução assertiva das empresas", complementa a Suzana.

Os temas abordados são: 

  • Gestão Empresarial: 11 projetos; 
  • Melhoria do Processo Produtivo: 10 projetos; 
  • Liderança feminina: 6 projetos; 
  • Transformação Digital: 5 projetos; 
  • Mercado: 4 projetos;
  • Mercado Internacional: 3 projetos; 
  • Descarbonização e ESG: 2 projetos; 
  • Jovens Lideranças: 1 projeto. 

Para definir os temas, foram usadas duas metodologias nacionais que abordam questões contemporâneas, como empreendedorismo e liderança feminina, além de bioeconomia e biodiversidade. Essas metodologias foram desenvolvidas pela CNI e disseminadas aos gestores estaduais.

Confira a lista completa dos novos projetos para 2025: 

Alagoas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Minas Gerais
Paraíba
Paraná
Rio Grande do Norte
Rondônia
Roraima
Rio Grande do Sul
Tocantins

Conheça o Procompi! 

O Procompi é uma iniciativa conjunta da CNI e do Sebrae, voltada para aumentar a competitividade das empresas industriais de pequeno porte. O programa promove a cooperação, a organização do setor e o desenvolvimento empresarial e territorial. 

Por meio de seus projetos, o Procompi ajuda as MPEs a superar desafios em diversas áreas, como transformação digital, sustentabilidade, governança corporativa e Indústria 4.0. 

As propostas são apresentadas pelas federações estaduais de indústrias e unidades do Sebrae, com o objetivo de oferecer capacitação e consultoria para melhorar a eficiência dos negócios. Os projetos podem ser específicos para um setor industrial ou multissetoriais, organizados em torno de temas prioritários. Cada projeto deve envolver grupos de 15 a 30 empresas, conforme seu tipo e escopo. 

Por: Sara Meneses

Da Agência de Notícias da Indústria

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/pequenas-empresa...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 10

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço