Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Raubdruckerin: texturas urbanas transformadas em estampas

Com um olhar atento, tinta e tecido, há mais de dez anos o coletivo de artistas alemães Raubdruckerin transforma texturas urbanas em estampas. Isso mesmo: tampas de bueiros, grelhas, placas e outras superfícies da paisagem do dia a dia servem de molde para ilustrar peças do vestuário.

texturas-urbanas-que-viram-estampas-xadrez

texturas-urbanas-estampas

A ideia surgiu em 2006, em Portugal. Estimular a percepção da relação com o entorno, refinar as rotinas cotidianas, além de se abrir à beleza escondida no inesperado, foram as principais motivações para começar. Desde então, a intenção é explorar as superfícies das cidades à procura de detalhes aparentemente insignificantes e ressignificá-los com a ajuda da moda.

Para o grupo, o processo de converter um detalhe da cidade em uma imagem, exibida no peito de alguém, pode ser considerado como arte de rua invertida. “Raubdruckerin é uma palavra usada pelos alemães para definir algo que foi editado de forma pirateada, um reprint não autorizado de um original”, explica Emma France, fundadora do projeto.

raubdrucken-texturas-urbnas-estampas

texturas-urbanas-transformadas-em-estampas-raubdrucken-

Estampas com texturas urbanas são criadas ao ar livre

Para validar ainda mais a proposta, as peças são geralmente criadas ao ar livre, no local original do item. A produção é simples e cada peça é impressa à mão. Com ajuda de um rolo comum, aplica-se tinta atóxica sobre o relevo escolhido. Logo após, o tecido é pressionado contra a superfície revestida com a tinta, transferindo o padrão gráfico integralmente.

O fato deste tipo de impressão têxtil ocorrer no espaço público cria situações que nunca aconteceriam na impressão e fabricação de têxteis convencionais. Ele permite que os passantes se tornem parte do processo à medida que ele evolui, criando possibilidades de comunicação, trocas e resultados com muita espontaneidade.

E não é que assim eles conseguem imprimir o real urban style?

Atualmente, a coleção de produtos à venda na loja online conta com mais de 20 objetos ilustrados. Berlim, sede oficial do coletivo, é o local de onde vem a maioria dos prints, mas é possível descobrir desenhos de várias cidades, incluindo Amsterdã, Lisboa e Paris.

camiseta-raubdrucken-texturas-urbanas

Via Follow The Colours

http://lunelli.com.br/blog/raubdruckerin-texturas-urbanas-transform...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 499

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço