Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ReBlend : 100% reciclado! 100% na vanguarda da moda!

A iniciativa de upcycling holandesa ReBlend lançou sua primeira coleção cápsula de roupas recicladas através de financiamento coletivo no Kickstarter. A coleção de calças, vestidos e malhas foi desenvolvida em co-criação com marca holandesa BYBROWN com apoio da iniciativa Circle Economy, utilizando fios 100% reciclados sendo:70% de resíduos têxteis misturados e 30% de poliéster reciclado. Os fios foram produzidos pela Recover, empresa especializada em reciclagem de resíduos têxteis.

Somente na Europa e Estados Unidos, cerca de 15 milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartados nos aterros anualmente e 95% desses resíduos poderiam ser reciclados. Fundada em 2013 por um grupo colaborativo de pessoas ansiosas para testar maneiras de reciclar os resíduos têxteis descartados e reintroduzi-los na cadeia de abastecimento, a ReBlend procurou criar fios de alta qualidade para moda e decoração usando apenas materiais reciclados.

ReBlend : 100% reciclado! 100% na vanguarda da moda stylo urbanohttp://www.stylourbano.com.br/wp-content/uploads/2016/11/photoshoot-copy-min-696x392.jpg 696w, http://www.stylourbano.com.br/wp-content/uploads/2016/11/photoshoot... 1068w, http://www.stylourbano.com.br/wp-content/uploads/2016/11/photoshoot... 746w" sizes="(max-width: 1139px) 100vw, 1139px" />

A coleção ReBlend é uma resposta sustentável ao impacto ambiental negativo da produção de novos tecidos além das toneladas de retalhos de tecidos novos e roupas velhas que são descartados nos aterros. De acordo com Anita De Wit, a fundadora da ReBlend, é imperativo que a indústria da moda comece a investir pesado na reciclagem dos resíduos têxteis, criando um mercado para produtos reciclados de alta qualidade para moda e outros campos como tecidos para o lar.

O fio 100% reciclado é feito dos retalhos de tecidos pré-consumo e roupas velhas pós-consumo com uma mistura de fibras de algodão, poliéster e acrílico que foram coletadas das fábricas têxteis e dos consumidores. Depois as peças foram separadas com base em suas combinações de cores e materiais. Os tecidos mesclados foram então desfiados e receberam a adição de fibra de poliéster reciclado oriundo de garrafas PET para melhorar a força antes de se tornar um novo fio. Por último os fios são utilizados para fazer tecidos e tricô.

A utilização de misturas é uma abordagem muito inovadora para a reciclagem de tecidos pois até agora quase toda reciclagem é feita com fibras únicas (100% algodão, 100% lã ou 100% poliéster). A maioria das roupas que usamos e descartamos são misturas de fibras. Mais de 60% são uma mistura de algodão, poliéster, viscose ou lã por isso precisamos começar a encontrar maneiras de reaproveitá-los.

A empresa espanhola Hilaturas Ferre criou a linha Recover de fios reciclados para incentivar a adoção da economia circular pela indústria da moda. A empresa vende seus fios e tecidos para as maiores marcas internacionais.

Exibições: 429

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço