Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Relatório contraria presidente Dilma e diz que raio causou apagão

Relatório contraria presidente Dilma e diz que raio causou apagão

 



Fonte:do BOL, em São Paulo

Reportagem da "Folha de S. Paulo" deste domingo (31) informa que ao contrário do que declarou publicamente a presidente Dilma Rousseff, raios podem deixar o país às escuras, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Uma análise do órgão sobre o último apagão, em 15 de dezembro de 2012, revela que uma "interferência eletromagnética" levou mais de 3,5 milhões de consumidores, em 12 Estados, a ficar sem luz por uma hora.

"No instante da perturbação havia uma sequência de descargas atmosféricas na região", cita o relatório do ONS, responsável pela coordenação e pelo controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica.

Com isso, "o sistema de proteção automático da usina desligou 5 das 6 unidades geradoras [equipamentos responsáveis por gerar energia]".

No ano passado, Dilma chegou a comentar esse apagão: "No dia em que falarem para vocês que caiu um raio, vocês gargalhem. Cai raio todo dia nesse país. Raio não pode desligar o sistema, se desligou, é falha humana."

Indiretamente, Dilma rebatia as afirmações do diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, e do próprio secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, que já haviam apontado os raios como motivo para a falha.

* Com informações da Folha de S. Paulo

Exibições: 94

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço